Brasil, 18 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Meninas ocupam espaços de liderança em Teresina pelo Dia Internacional da Menina

Iniciativa proporciona às meninas vivenciar funções de liderança na prefeitura e estimular sonhos de igualdade e protagonismo

Para celebrar o Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), promoveu ações de protagonismo infantil com o movimento Meninas Ocupam. A iniciativa, inspirada na campanha da Plan International Brasil, incentivou meninas a ocupar cargos de liderança na administração municipal entre os dias 14 e 16 de outubro.

Meninas assumem cargos de liderança por um dia em Teresina

Durante três dias, meninas de Teresina vivenciaram a rotina de mulheres que atuam na gestão pública. O objetivo foi inspirar às participantes a sonhar com um futuro em que mais meninas e mulheres possam exercer espaços de decisão e poder. A ação buscou evidenciar a importância da representatividade feminina na política e no poder.

Zayra, de 9 anos, assume secretaria municipal

No dia 14 de outubro, Zayra, de 9 anos, foi a primeira a assumir o cargo de secretária municipal por um dia. Ela acompanhou de perto o funcionamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, conhecendo ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher e ao fortalecimento da autonomia feminina. Zayra participou de reuniões e visitou o Serviço Florescer Norte II, simbolizando a gestão pública e o protagonismo infantojuvenil.

Cargos de liderança na Casa da Mulher Brasileira

Na sequência, no dia 15 de outubro, Mayana e Nicole assumiram, respectivamente, os cargos de delegada Lucivânia e coordenadora Raquel, na Casa da Mulher Brasileira. Além de conhecerem o acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência, tiveram contato direto com as equipes técnicas, participando de atividades de escuta e troca de aprendizados.

Encerramento com menina como prefeita de Teresina

Para finalizarem a ação, no dia 16 de outubro, Ágata, de 11 anos, assumiu simbolicamente o cargo de prefeita de Teresina por um dia, acompanhada pela assessora Nicole, também de 11 anos. As duas participaram de agendas oficiais, reuniões e visitas à cidade, conhecendo a rotina da administração municipal e reforçando a importância da presença feminina na liderança.

Protagonismo e avanço na equidade de gênero

Segundo Rosa Neide Lopes, secretária de Políticas Públicas para Mulheres, ações como o Meninas Ocupam promovem autonomia e reforçam a confiança das crianças em seu potencial para transformar a sociedade. “Iniciativas como essa evidenciam a importância de investir na autonomia, protagonismo e voz das meninas, para que possam ocupar espaços e contribuir para um mundo mais igualitário”, afirmou.

A Plan International Brasil, organização humanitária presente em mais de 80 países, atua há mais de 25 anos na promoção dos direitos de meninas e adolescentes, desconstruindo ciclos de violência e desigualdade. A secretária reforçou o compromisso da SMPM em fortalecer a participação feminina em todos os espaços e combater a violência de gênero na cidade.

Com essas ações, Teresina reforça sua dedicação à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas e mulheres como instrumentos de transformação social.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes