A Polícia Civil do Ceará (PCCE) apreendeu, na segunda-feira (13/10), o segundo adolescente suspeito de envolvimento na morte do professor Gean Rodrigues Passos, de 41 anos. O educador foi jogado de um penhasco de 40 metros na zona rural de Tianguá, cidade localizada na Serra da Ibiapaba (CE). Gean estava desaparecido desde 6 de outubro, e seu corpo foi encontrado três dias depois.
Desenvolvimento do caso
Na última quinta-feira (9/10), um outro adolescente, de 17 anos, já havia sido apreendido. Ele confessou participação no crime, mas a motivação ainda não foi divulgada. De acordo com a Delegacia Municipal de Tianguá, o segundo menor se apresentou à polícia acompanhado da advogada. No local, os agentes cumpriram o mandado de apreensão expedido pela Justiça.
Entenda o caso
- Gean estava desaparecido desde a última segunda-feira (6/10). Na terça (7/10), documentos pessoais dele foram encontrados em outra localidade, também na zona rural do município. À noite, o carro do professor foi localizado em outro bairro.
- Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que o primeiro adolescente, de 17 anos, foi apreendido, confessou a participação no crime e indicou aos agentes o local onde o corpo havia sido deixado.
- O primeiro adolescente relatou que, com auxílio de outro comparsa, levou o corpo até um penhasco da região serrana e o arremessou.
- Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) e do Grupamento de Resgate de Tianguá foram até a região e realizaram o resgate. Por causa da altura de 40 metros, foi necessário o uso de cordas e técnicas de rapel para alcançar o ponto onde o corpo estava.
- Segundo a corporação, o trabalho começou por volta das 8h30 e foi concluído às 14h35. Após a confirmação do óbito, o corpo foi içado e entregue à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefo-CE).
Durante o depoimento, o jovem preferiu permanecer em silêncio.
“Apesar de permanecer em silêncio durante sua oitiva, a Polícia Civil acredita que as motivações do caso estão devidamente esclarecidas e deverão ser expostas ao longo do curso processual”, informou a delegacia.
Repercussão e homenagem
Gean Rodrigues Passos era professor de matemática e já havia atuado como coordenador e diretor escolar. A Prefeitura de Tianguá decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulas de sexta-feira (10/10) e sábado (11/10). Nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação também lamentou a perda, destacando a dedicação e compromisso do professor. “Gean foi um profissional admirado, cuja dedicação, compromisso e sensibilidade deixaram marcas profundas em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, afirmou a pasta.
“É com profunda tristeza e pesar que a Prefeitura Municipal de Tianguá lamenta o falecimento de Gean Passos. Neste momento de luto, prestamos e registramos nossas mais sinceras condolências e solidariedade a todos os familiares e amigos. Que eles possam ter conforto e força para superar esse momento de dor”, destacou a administração municipal.
Investigação em andamento
Os investigadores ainda analisam o possível envolvimento de uma terceira pessoa, que teria ajudado a descartar o carro da vítima. Até o momento, não há detalhes sobre qual teria sido o papel do segundo adolescente no crime e se outros suspeitos estão sendo procurados.
Imagens do resgate
Ainda não há informações sobre como a morte do professor ocorreu e a comunidade se encontra em choque diante da tragédia.
Para mais informações, acompanhe neste link.