O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o apagão registrado em todas as regiões do país na madrugada ocorreu devido a um problema na infraestrutura, causado por um incêndio em uma subestação do Paraná. Segundo ele, não houve falta de energia, mas uma falha na transmissão.
Sistema reforçado e respostas rápidas
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Silveira explicou que o sistema de transmissão brasileiro foi fortalecido recentemente, com a contratação de 70 bilhões de linhas de transmissão, além de obras realizadas em várias regiões, incluindo o Nordeste, para garantir maior segurança energética.
“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética”, destacou o ministro. Ele acrescentou que o episódio foi pontual e que o Operador Nacional do Sistema atuou prontamente, graças a um sistema moderno de controle.
Diferença com apagões históricos
Silveira fez questão de esclarecer que o incidente não lembra os apagões de 2001 e 2021, que ocorreram por falta de geração e planejamento. “Hoje, nós temos muita energia”, afirmou, reforçando que o problema foi pontual e ligado à transmissão, não ao fornecimento de energia em si.
A companhia responsável pela operação do sistema de transmissão também confirmou a rápida resposta às falhas, que não comprometeram o abastecimento ao consumidor final.
Para mais detalhes, acesse a fonte original.