Brasil, 14 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Apagão nacional causado por incêndio em subestação no Paraná

Interferência no Sistema Interligado Nacional afetou ao menos nove estados e o Distrito Federal na madrugada de hoje, causando queda de energia.

Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou um apagão que afetou diversos estados do Brasil na madrugada desta terça-feira. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o incidente aconteceu após um incêndio em uma subestação no Paraná, levando ao acionamento de mecanismos automáticos para estabilizar o sistema.

Quem e onde foram impactados pelo apagão

Internautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal relataram a ausência de energia por períodos que variaram entre 30 minutos e uma hora. No Rio de Janeiro, a concessionária Light informou que aproximadamente 450 mil clientes foram afetados devido à falha, que ocorreu pelo acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, mecanismo automático que evita sobrecargas no sistema elétrico.

Já no Amazonas, a Amazonas Energia confirmou que cidades como Manaus, Parintins e Itacoatiara sofreram com a queda de energia, que durou cerca de uma hora, sendo normalizada por volta das 00h25. Em São Paulo, a Enel limitou-se a informar que a interrupção aconteceu em nível nacional, sem especificar quantidade de consumidores atingidos ou a duração exata.

Impacto visual e relatos nas redes sociais

Em registros nas redes sociais, usuários puderam acompanhar a escuridão que tomou pontos como o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Imagens mostram o estabelecimento completamente às escuras durante a falha no fornecimento de energia.

Reação e medidas tomadas

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a interrupção foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná, que resultou na ativação de mecanismos de segurança do sistema elétrico. Após o acionamento do Sistema de Proteção, o fornecimento foi restabelecido na maioria das regiões em cerca de 30 minutos.

Perspectivas futuras

Autoridades e concessionárias afirmaram que estão investigando as causas do incêndio e adotando medidas preventivas para evitar novas falhas. A expectativa é que, com melhorias na infraestrutura, o risco de apagões semelhantes seja minimizado, garantindo maior estabilidade no fornecimento de energia em todo o país.

Para acompanhar detalhes e atualizações sobre o incidente, acesse a matéria completa no Globo.


PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes