Brasil, 13 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump reitera Columbus Day como legado de fé, coragem e perseverança

O presidente Donald Trump reafirmou a celebração do Columbus Day na segunda segunda de outubro, destacando o legado de fé e coragem do explorador.

O presidente Donald Trump voltou a enfatizar a importância do Columbus Day, comemorado na segunda segunda-feira de outubro, ressaltando a herança de fé, coragem, perseverança e virtude atribuída a Cristóvão Colombo. Na sua proclamação oficial, Trump afirmou que a data celebra o papel do navegador na história dos Estados Unidos e do mundo.

Reconhecimento do legado de Cristóvão Colombo

Desde 1971, o Columbus Day é reconhecido federalmente nos EUA para homenagear a descoberta do continente americano em 1492 por Colombo, além de celebrar a herança ítalo-americana. Em 2021, o então presidente Joe Biden criou o Dia dos Povos Indígenas, também na mesma data, após críticas ao legado de Colombo.

Felipe Fernández-Armesto, professor de história na Universidade de Notre Dame e autor de “Columbus on Himself”, afirmou à CNA que a hostilidade atual contra Colombo é infundada. “Ele apresentou uma visão altamente positiva das pessoas que encontrou, considerando os padrões de sua época”, disse. Segundo o especialista, Colombo foi uma figura unificadora na história americana e deve continuar sendo assim.

“Ele foi o verdadeiro descobridor de rotas válidas pelo Atlântico, conectando culturas e permitindo uma troca de ideias, comércio e formas de vida que mudaram o mundo”, explicou Fernández-Armesto, destacando a importância do explorador para a história e para o continente.

Proclamação presidencial

Na sua proclamação de 9 de outubro, Trump escreveu que os anos anteriores têm sido marcados por uma “campanha para apagar nossa história” e que a celebração do Columbus Day é uma forma de reconhecer “Christopher Columbus e todos que contribuíram para a construção de nossa nação”.

O documento destaca que Colombo, “tido como titã da Era das explorações”, tinha uma missão nobre: descobrir novas rotas comerciais para a Ásia, trazer glória à Espanha e divulgar o Evangelho. “Ao chegar às Américas, ele plantou uma cruz majestosa, dedicando a terra a Deus e iniciando o nascimento de uma nova nação baseada na fé”, afirma a proclamação.

O presidente também ressaltou que Colombo foi guiado por fé, oração e determinação, e que sua jornada permitiu o intercâmbio de conhecimentos, culturas e vidas pelo Atlântico. “Celebramos seu legado ao mesmo tempo em que reconhecemos as contribuições dos italianos-americanos, que continuam a fortalecer nossa cultura e valores,” destacou Trump.

O documento finaliza convocando os cidadãos a celebrarem a data com cerimônias e atividades apropriadas, e reforça o uso de bandeiras americanas em edifícios públicos nesse dia.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes