Brasil, 11 de outubro de 2025
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Volkswagen T-Cross faz sucesso em teste de segurança com cinco estrelas

Volkswagen T-Cross conquista cinco estrelas no Latin NCAP, destacando-se pelo sistema de proteção da célula de sobrevivência.

O Volkswagen T-Cross recebeu a nota máxima de cinco estrelas em teste de segurança do Latin NCAP, reforçando o alcance dos padrões de proteção veicular no Brasil. A avaliação ocorreu após um incidente envolvendo uma carreta tombada em Porto Alegre (RS), no qual um motorista saiu ileso após ficar soterrado por cerca de duas horas dentro do veículo.

Importância da célula de sobrevivência no Volkswagen T-Cross

De acordo com especialistas ouvidos pelo g1, a estrutura de proteção interna do veículo, conhecida como célula de sobrevivência, foi fundamental para garantir a segurança da vítima. Essa estrutura reforçada, presente em todos os carros novos vendidos no Brasil, ajuda a evitar ferimentos graves ou fatais em colisões.

“Esses reforços, atualmente, ajudam muito na resistência estrutural. São ferros maiores, que não amassam facilmente na pancada”, afirma Bruno Bandeira, mecânico e proprietário da Oficina Mecânica na Garagem. Ele cita o Renault Twingo como exemplo de um modelo com portas reforçadas que evitam invasões laterais.

Como funciona a célula de sobrevivência

O técnico e professor de mecânica automotiva Tenório Júnior explica que a célula de sobrevivência tem a missão de absorver e distribuir as forças geradas em colisões, protegendo diretamente os ocupantes. Ela inclui elementos estruturais reforçados nas colunas próximas ao para-brisa, entre as portas e acima das rodas traseiras.

Ele destaca ainda que partes como as longarinas — extensões metálicas que atravessam toda a extensão do veículo — são reforçadas para evitar torções e deformações, além de garantir maior resistência a impactos laterais.

Proteção lateral e normas do Latin NCAP

Desde 2016, o Latin NCAP realiza testes de impacto lateral, evidenciando a importância de estruturas reforçadas nas portas. Em um teste, o Fiat Palio, equipado com barra de proteção lateral, apresentou menor deformação em comparação ao Peugeot 208, que não possui esse reforço.

Embora, desde 2024, todos os veículos vendidos no Brasil passem por avaliação de impacto lateral, ainda não há uma norma que obrigue a instalação de barras de proteção ou materiais específicos para reduzir deformações na lateral do carro.

Reconhecimento e avanços na segurança

O Volkswagen T-Cross destaca-se na avaliação do Latin NCAP, conquistando cinco estrelas graças ao sistema de células de sobrevivência. O resultado reforça a importância de componentes internos que protegem a integridade dos ocupantes em casos de acidentes extremos.

Segundo especialistas, o reforço na estrutura vem contribuindo significativamente para a redução do risco de lesões graves e fatais, mesmo em colisões com veículos de menor densidade, como no caso da carreta de serragem que atingiu o veículo em Porto Alegre.

Para saber mais detalhes sobre a avaliação do Latin NCAP e a importância da estrutura de proteção veicular, acesse o link da fonte.

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