Brasil, 8 de outubro de 2025
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Expansão da linha 1 do metrô de Salvador tem novo consórcio definido

A nova estação da Praça do Campo Grande terá capacidade para 11,5 mil usuários por dia.

A expansão da linha 1 do metrô de Salvador ganha um novo avanço com a definição do consórcio responsável pela obra. O Consórcio Expresso 2 de Julho foi escolhido para executar a construção da nova estação na Praça do Campo Grande, projetada para atender cerca de 11,5 mil usuários diariamente. A informação foi oficializada pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB) no dia 8 de outubro.

Detalhes sobre o consórcio e investimento

O Consórcio Expresso 2 de Julho é formado pelas empresas Áyla Construtora, OECI, Metrô Engenharia e MPE Engenharia, e apresentou uma proposta no valor de R$ 1,1 bilhão para a execução da obra. Este valor já havia sido habilitado em setembro, mas estava sujeito a recursos apresentados por outros concorrentes. Agora, com o prazo para essas contestação encerrado, a ordem para o início da construção já pode ser dada.

Além da nova estação, a obra do Tramo IV, que inclui um túnel de 1,105 km de extensão, está orçada em mais de R$ 1,518 bilhão. Esse investimento será viabilizado pelo Ministério das Cidades e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da CTB, no âmbito do PAC Seleções.

Expectativa do Governo da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou que existe a expectativa de que a ordem de serviço para o início das obras esteja pronta até o final de novembro ou, no máximo, dezembro deste ano. Ele também destacou a importância dessa expansão para o transporte público na Bahia, enfatizando que a nova estação será um marco na melhoria da mobilidade urbana na região.

Aquisição de novos trens

Em complementação à expansão, o Governo da Bahia também anunciou a aquisição de 10 trens modernos com capacidade para 1.250 passageiros cada. Esses novos trens serão incorporados à frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com um investimento estimado em R$ 648,4 milhões. Deste total, R$ 616 milhões são recursos federais e R$ 32,4 milhões do governo estadual. As propostas para essa licitação podem ser apresentadas até o final de setembro.

Impacto na mobilidade

Com esses dois projetos somados, o investimento total ultrapassa R$ 2,166 bilhões, dos quais R$ 2,134 bilhões são recursos federais e R$ 32,4 milhões do estado. A previsão é que essas melhorias consideráveis no sistema metroviário aumentem a eficiência do transporte público em Salvador, que já conta com 38 km de extensão, 22 estações e 10 terminais de ônibus integrados.

A Linha 1 do metrô, que atualmente liga Águas Claras à Lapa em uma média de 23 minutos, e a Linha 2, que conecta o Acesso Norte ao Aeroporto em 28 minutos, são essenciais para o deslocamento de mais de 400 mil passageiros nos dias úteis. O horário de funcionamento do metrô é das 5h à 0h, com tarifa fixa de R$ 4,10.

Conclusão

Esta expansão representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte de Salvador, proporcionando uma alternativa mais rápida e eficiente para os moradores e visitantes da cidade. Os próximos meses serão cruciais para a implementação desta nova fase do metrô, e a expectativa é de que os projetos tragam uma melhoria real na mobilidade urbana, adequando-se às necessidades da população.

Em suma, a nova estação na Praça do Campo Grande e a aquisição dos novos trens não apenas alavancarão a capacidade de transporte do sistema metroviário, mas também verão a formação de um novo capítulo na história do transporte público da Bahia.

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