Brasil, 7 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

FMS confirma que paciente com suspeita de intoxicação por metanol tem 51 anos

Um homem, de 51 anos, deu entrada na rede privada de saúde da capital no dia 2 de outubro, após apresentar sintomas compatíveis com o quadro clínico. Atualmente, o caso segue em investigação, aguardando resultado de exames confirmatórios via Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI). A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde.

Segundo informações levantadas, o homem teria consumido um destilado recém-adquirido e, no dia seguinte, começou a sentir os primeiros sintomas. Após alguns dias, procurou atendimento médico. A equipe de saúde responsável informou que o paciente passou por sessões de hemodiálise e apresentou boa resposta ao tratamento.

Casos de intoxicação exógena são agravos de notificação compulsória, seguem monitorados pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Teresina e podem ser atendidos pela rede municipal de saúde, com protocolos clínicos de suporte. Nos casos mais graves, uma das principais condutas é a hemodiálise, serviço que está disponível na rede.

Anvisa

Em nível nacional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma chamada pública para identificar fornecedores internacionais do medicamento fomepizol, específico para intoxicação por metanol. O remédio está atualmente indisponível no Brasil. A medida foi tomada após solicitação urgente do Ministério da Saúde.

Deccoterc

A população pode colaborar com as investigações denunciando casos suspeitos de comercialização de bebidas adulteradas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc) e ao Procon. Já os casos de suspeita ou confirmação de pessoas com intoxicação devem ser imediatamente comunicados ao Cievs Teresina, pelo e-mail [email protected], e ao Centro de Informações Toxicológicas (Citox) do Piauí, pelos telefones 0800-280-3661 ou (86) 98178-8257.

Da Redação

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes