Brasil, 7 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Companhias aéreas invadem o segmento de luxo com cabines premium

Americanos estão dispostos a pagar mais por experiências de voo exclusivas, levando companhias a reformular cabines em busca de lucro

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, como United Airlines, Delta e American Airlines, estão investindo em cabines de alto padrão, incluindo suítes privativas e assentos de luxo, para atender a uma demanda crescente por experiências de voo mais sofisticadas, mesmo em tempos de incerteza econômica.

Cabrimento de luxo para passageiros seletos

A United Airlines, Delta e American Airlines estão redesenhando suas cabines, com a adição de suítes privativas em voos internacionais e novas configurações de assentos premium, em uma disputa por viajantes de alto padrão. Segundo Scott Kirby, CEO da United, “provavelmente sempre houve mais demanda pelo segmento premium, mas não tínhamos produtos suficientes para atendê-la”.

Diretora-gerente da Accenture, Emily Weiss, destaca que “as expectativas dos consumidores estão mais altas do que nunca”, e as companhias buscam alinhá-las ao novo padrão de serviço, oferecendo mais conforto, tecnologia e produtos exclusivos.

Novidades na experiência de voo

As aeronaves da United, por exemplo, passarão a ter oito suítes Polaris Studio na frota Boeing 787-9, com portas de privacidade, assentos que se transformam em camas e telas de 27 polegadas. Essas aeronaves devem operar rotas internacionais a partir de 2026, conectando São Francisco a destinos como Cingapura e Londres. Além disso, os passageiros terão acesso a pijamas com capuz, chinelos, fones de cancelamento de ruído e serviço de caviar, aprimorando a experiência de luxo a bordo.

“Mais clientes estão optando pelos produtos premium. Eles percebem que vale a pena pagar um pouco mais por um produto melhor”, afirma Kirby.

Foco na fidelidade e serviços exclusivos

As companhias também utilizam programas de fidelidade e cartões de crédito co-brandeados para manter clientes fiéis, aumentando suas margens de lucro. A Delta, por exemplo, prevê um aumento no número de assentos premium em 2026, e a American Airlines lançou recentemente a suíte Flagship em seus Boeing 787-9, com novidades como áreas de convivência ampliadas e refeições de alta qualidade.

Segundo analistas do Deutsche Bank, “o crescimento do segmento premium superou o da cabine principal na última década, impulsionado pela fidelização de clientes que valorizam serviços exclusivos e vantagens como acesso prioritário e salas VIP”.

Expansão de serviços e sua repercussão

As mudanças refletem também na estratégia de atendimento ao cliente, que começa no processo de reserva e acompanha toda a experiência até a retirada das malas. Especialistas afirmam que a oferta de produtos mais sofisticados e personalizados é uma forma de sobreviver às atuais turbulências econômicas e conquistar viajantes de alta renda, que representam uma fatia crescente da receita do setor.

Desde 2017, a Delta usa suítes Delta One, enquanto a American planeja aumentar sua frota com mais aeronaves equipadas com suítes Flagship, aumentando a competitividade no mercado de luxo e fidelizando consumidores dispostos a pagar por conforto e exclusividade.

Para mais detalhes sobre as estratégias de modernização e luxo no mercado aéreo, acesse Fonte completa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes