Brasil, 7 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

SMPM, SECTI e SEMDEC avançam na implantação do Portal da Empregabilidade de Teresina

Plataforma digital, voltada para mulheres em situações de vulnerabilidade, facilitará acesso a oportunidades de emprego e autonomia financeira

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), realizou nesta segunda-feira (6) uma reunião de alinhamento sobre a segunda etapa do Portal da Empregabilidade. A plataforma digital será destinada especialmente às mulheres em situação de doméstica e familiar, com o objetivo de promover inclusão e fortalecer políticas contra a violência de gênero.

Determinantes para o funcionamento do portal de emprego em Teresina

Na reunião, foi apresentada a fase de gerenciamento e acompanhamento das vagas, que mostra como o portal irá operar na prática para mulheres e empresas interessadas em contratar. Segundo Thiago Carvalho, secretário-executivo do setor de Transformação Digital da SECTI, o sistema foi desenvolvido com a participação das secretarias envolvidas para ampliar as oportunidades de emprego e autonomia das mulheres vulneráveis na cidade.

“Estamos desenvolvendo um portal de serviço voltado ao emprego em Teresina. A SEMDEC e a SMPM participam ativamente desse processo. A Secretaria da Mulher vai apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social na busca por recolocação profissional, enquanto a SEMDEC vai auxiliar microempreendedores a acessar oportunidades e serviços. A previsão é que o sistema esteja pronto até o final de novembro, ampliando as chances de empregabilidade para a população teresinense”, afirmou Carvalho.

Relevância do portal na luta contra a violência doméstica

A secretária da Mulher de Teresina, Rosa Neide Lopes, destacou a importância do portal no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e na promoção da autonomia financeira. “Esse portal vai reunir vagas destinadas a mulheres em situação de violência e empresas interessadas em contratá-las. Com a nova lei municipal nº 6.247/2025, 10% das empresas terceirizadas prestadoras de serviço no município devem contratar essas mulheres, garantindo autonomia financeira e oportunidades para romper o ciclo da violência”, completou Lopes.

Contribuições do Portal para a inclusão social e combate à violência de gênero

Com o lançamento do Portal da Empregabilidade, a Prefeitura de Teresina busca promover a inclusão social, gerar novas oportunidades de trabalho e fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero por meio da inovação tecnológica. A iniciativa representa um avanço importante na proteção dos direitos das mulheres e na geração de renda, contribuindo para uma cidade mais justa e igualitária.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes