Os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) estão em pleno andamento em Natal, reunindo cerca de sete mil estudantes de mais de 310 universidades do Brasil. Até o próximo dia 18 de outubro, os atletas competirão por 3.200 medalhas em 22 modalidades esportivas, além de participarem de atividades acadêmicas e ações sociais. Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, o número de estudantes envolvidos nos jogos é ainda maior: “As 27 federações realizaram seletivas estaduais para que os melhores atletes estivessem aqui em Natal. A gente chega então a 80 mil atletas que participaram com o sonho de ser um desses sete mil presentes”, afirmou.
Competição intensa e atividades culturais
As competições têm início na próxima terça-feira (7) e ocorrerão em 30 locais esportivos espalhados pela capital do Rio Grande do Norte. O Centro de Convenções de Natal será o epicentro do evento, abrigando o Boulevard dos Atletas, um espaço dedicado ao encontro e interação dos participantes, com atividades culturais e recreativas. Além disso, o Boulevard sediará competições de lutas, basquete x1 e torneios de jogos eletrônicos.
Inovação acadêmica nos Jubs
Uma das inovações introduzidas neste ano é a inclusão de uma modalidade acadêmica, onde os alunos podem inscrever trabalhos acadêmicos que serão avaliados por uma banca composta por professores doutores. Os melhores trabalhos serão premiados com medalhas, assim como os atletas das modalidades convencionais. “Essa é uma forma de impulsionar a pesquisa, que é um diferencial do esporte universitário”, declarou Luciano Cabral, vice-presidente da CBDU. “A pesquisa é premiada como as competições de judô e natação”, completou.
Impacto econômico e logística do evento
Com cerca de 7 mil participantes, apenas 200 destes são da própria Natal, representando nove universidades locais. A grandiosidade do evento demanda uma logística robusta, incluindo mais de 38 mil diárias de hospedagem, 72 mil refeições e um complexo sistema de transporte que prevê 54 ônibus, 60 vans e 65 carros para a movimentação de alunos e equipes técnicas. Alim Maluf Neto ressaltou a grande estrutura envolvida: “Mais de 500 colaboradores estão envolvidos na organização, entre funcionários da CBDU e serviços terceirizados, para garantir que todos tenham uma experiência memorável.”
O impacto econômico esperado para Natal é de aproximadamente R$ 3,5 milhões. O subsecretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, Cezinha Nunes, destacou: “Natal, sendo uma cidade litorânea, oferece não apenas a chance de competição, mas também oportunidades para passeios turísticos. O impacto será significativo, não apenas no esporte, mas no turismo e na economia local.”
Ações sociais em destaque
Os Jogos também se comprometem com ações sociais. Elaine Morellato, coordenadora de responsabilidade social da entidade, falou sobre uma visita programada para alunos do ensino fundamental ao Boulevard dos Atletas, onde as crianças poderão conhecer o espaço e acompanhar a rotina dos atletas. Além disso, ações voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social serão realizadas. “Temos que deixar um legado e mostrar que essas crianças podem ser os futuros universitários e, quem sabe, atletas nos Jubs futuros”, destacou Elaine.
Os Jogos Universitários Brasileiros são mais do que uma competição; eles promovem a integração entre educação e esporte, destacando o valor da pesquisa acadêmica e das ações sociais. Natal se transforma, portanto, em um verdadeiro palco de talentos, sonhos e oportunidades até o dia 18 de outubro.