Durante encontro na segunda-feira no Palácio Apostólico, o Papa Leo XIV agradeceu aos Cavaleiros de Colombo pelo apoio financeiro e serviços dedicados às comunidades locais e ao Vaticano. Ele reconheceu especialmente as doações para a restauração do grandioso baldacchino de Bernini na Basílica de São Pedro, concluída no ano passado.
Reconhecimento às contribuições do grupo
O pontífice destacou que as contribuições dos Cavaleiros representam “um sinal visível de sua contínua devoção ao vicário de Cristo”, manifestada, inclusive, por meio do Fundo Vicarius Christi, que permite ao Papa demonstrar solidariedade com os pobres e vulneráveis em todo o mundo. A restauração do baldacchino foi uma das maiores obras apoiadas pelo grupo.
O Papa também ressaltou que os conselhos locais dos Cavaleiros buscam levar compaixão e amor de Deus às suas comunidades, atuando na defesa da vida em todas as fases, auxiliando vítimas de guerras e desastres naturais, além de apoiar vocações sacerdotais. “Eles demonstram o amor do Senhor na prática”, afirmou Leo XIV.
Missão e impacto dos Cavaleiros de Colombo
Fundada em 1882 por Blessed Michael McGivney na cidade de Nova Haven, Connecticut, a organização é composta por homens católicos leigos, com mais de 2,1 milhões de membros no mundo todo. A missão do grupo inclui ações humanitárias e de preservação dos valores cristãos na sociedade.
Santa iniciativa durante a Convenção Suprema
Em 5 de agosto, durante a 143ª Convenção Suprema em Washington, D.C., o Papa enviou uma mensagem em vídeo aos Cavaleiros de Colombo, reforçando a importância de seu trabalho. No dia 4 de julho, o Grão Cavaleiro Patrick Kelly e o Arcebispo William Lori, de Baltimore, tiveram uma audiência privada com Leo XIV no Vaticano, fortalecendo os laços entre a Igreja e a grupo laico.
A participação do grupo na sustentação financeira de obras e ações sociais reforça o compromisso dos Cavaleiros de Colombo com os ensinamentos cristãos e o bem comum, destacando-se como uma organização que combina fé e ação na defesa da vida e dos mais vulneráveis.