Brasil, 6 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Gabaritos preliminares do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda-feira

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) aguardam a divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas nesta segunda-feira (6).

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) devem ser publicados nesta segunda-feira (6). Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta gov.br no site da FGV. O documento é chamado de preliminar porque os candidatos podem solicitar recursos, até quarta-feira (8), caso considerem que alguma questão apresentada tenha resposta incorreta. Após a análise desses recursos, o gabarito definitivo será divulgado na página oficial do concurso.

Primeira fase do CNU 2025 e cronograma

As provas objetivas, que tiveram início às 13h, envolveram dois níveis: superior e intermediário. Para o nível superior, o exame durou cinco horas, encerrando às 18h. Já para o nível intermediário, a duração foi de 3h30, até 16h30. Os candidatos precisaram permanecer na sala por, no mínimo, duas horas, e somente quem saiu na última hora prevista pôde levar o caderno de provas.

A prova contou com duas partes: conhecimentos gerais, como língua portuguesa, raciocínio lógico e atualidades, e conhecimentos específicos, de acordo com o bloco temático escolhido na inscrição. Foram 90 questões para nível superior (30 de conhecimentos gerais e 60 específicos) e 68 questões para nível intermediário (20 de conhecimentos gerais e 48 específicos). Após a divulgação do gabarito preliminar, os candidatos aguardam o resultado da prova objetiva para avançar para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.

Resultado, recursos e próximas etapas

As primeiras listas de classificação devem ser divulgadas em 20 de fevereiro de 2026. A partir dessa data, as convocações para as próximas etapas, incluindo avaliação de títulos e confirmação de cotas, devem começar em março do próximo ano. A prova discursiva será realizada no dia 7 de dezembro e, posteriormente, as notas finais devem ser divulgadas em 6 de janeiro de 2026, após análise dos recursos.

Crescimento na participação dos candidatos

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, quase 60% dos inscritos participaram da primeira fase do CNU 2025, uma melhora em relação ao ano passado, quando 54,12% não compareceram às provas. O índice de abstenção foi de 42,8%, representando a ausência de 324.971 pessoas. No total, mais de 760 mil candidatos participaram do maior concurso público do país neste ano.

O menor índice de abstenção foi registrado no Distrito Federal, com 30,8%, enquanto o maior foi no Amazonas, com 51,2%. Os candidatos interessados podem consultar o cronograma completo do concurso no link oficial do G1.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes