A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou neste domingo que o primeiro dia do Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorreu de forma tranquila, quase sem intercorrências, e com menor índice de abstenção em comparação à edição anterior. O exame começou às 13h em 228 cidades-polo e reuniu mais de 760 mil inscritos em todo o país.
Abstenção menor e maior diversidade entre candidatos
Segundo Dweck, a abstenção foi de 42,8%, uma redução em relação aos 54% registrados na primeira edição do concurso, realizada no ano passado, quando o índice já era considerado dentro da média para concursos públicos. Ela destacou que o interesse pelo CNU reflete a expectativa de ingresso no serviço público. “As pessoas veem neste concurso uma oportunidade importante”, disse a ministra.
Ela também comentou sobre a composição dos candidatos. O percentual de pessoas negras e quilombolas ultrapassou 33%, e mulheres representaram 60% dos inscritos. Para Dweck, esses números mostram um avanço na diversidade do quadro de concursados, alinhado às políticas de inclusão do governo federal.
Segurança, transparência e aplicação das provas
Durante a realização das provas, o processo foi de rotina, com ajustes pontuais em algumas localidades. Dweck destacou o fortalecimento da operação de segurança, que envolveu policiais civis, militares e guardas municipais, garantindo a integridade do processo. Três candidatos foram eliminados por tentativa de fraude, e outros seis estavam sob investigação da Polícia Federal.
As provas, que terminaram às 18h para os candidatos de nível superior e às 16h30 para os de nível médio, foram aplicadas em dois formatos. Técnicos da Fundação Cesgranrio acompanharam em tempo real a distribuição dos malotes, entregues dentro do cronograma em todas as regiões.
Próximas etapas e expectativa de resultados
Os candidatos passarão por novas provas no próximo domingo. A realização do CNU é uma das ações do governo Lula para modernizar o quadro de servidores públicos e aumentar a transparência nos processos seletivos federais. A divulgação dos gabaritos deve ocorrer nos próximos dias, enquanto o resultado final está previsto para o fim deste ano.
De acordo com o Ministério da Gestão, todos os detalhes e os diferentes gabaritos de prova serão divulgados amanhã às 10h na área restrita ao candidato. Esther Dweck revelou ainda que, após a aplicação do segundo dia, o governo continuará avaliando a estrutura do concurso para aprimorar a experiência dos participantes.
Mais informações sobre o andamento do CNU podem ser acessadas no site do Globo.