Brasil, 5 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Merriam-Webster surpreende com anúncio hilário sobre inteligência artificial

Ao lançar sua mais recente campanha publicitária, Merriam-Webster provocou uma reviravolta inesperada ao falar sobre seu conceito de LLM, ou seja, “Large Language Model”. A empresa afirmou que seu modelo utiliza mais de 217.000 “parâmetros rigorosamente definidos” e, surpreendentemente, “nunca hallucina” ou depende de centros de dados e eletricidade.

O que Merriam-Webster realmente apresentou?

Ao contrário do que a maioria associa ao termo “modelo de linguagem grande”, a campanha da Merriam-Webster revelou que tudo não passava de uma descrição romântica de um dicionário atualizado — a 12ª edição do Collegiate Dictionary, que será lançada em novembro. A referência a inteligência artificial foi, na verdade, uma brincadeira de humor inteligente, que arrancou risadas de internautas.

Na peça publicitária, uma voz afirmava: “Existe inteligência artificial, e existe inteligência de verdade”. A provocação ganhou a internet, que sarcasticamente celebrou a surpresa: “Fui me preparando para algo do tipo, e acabei tendo uma alegria ao entender a brincadeira.”

Reações na web e o efeito do marketing Enganoso

O público nas redes sociais não perdeu tempo e encheu de comentários brincalhões, como: “No mundo da confusão de IA, seja um Merriam-Webster”. Outros elogiaram o humor do marketing, que virou sucesso instantâneo: “Marketing que se entende, meu amigo.”

Até mesmo especialistas em linguagem e cultura destacaram o gesto inesperado da marca, que promove uma reflexão sobre o que realmente é inteligência e conhecimento. “Merriam-Webster mostra que, às vezes, uma brincadeira bem-humorada vale mais que ações tradicionais”, comenta Vivian Alves, especialista em linguística.

Confusão ou estratégia? O impacto do anúncio

Seja qual for a leitura, a campanha cumpriu seu papel de gerar engajamento e relembrar a importância de entender o significado real por trás de termos complexos. Enquanto aguardamos a nova edição do dicionário, é inegável que Merriam-Webster soube usar o humor para reforçar sua autoridade.

Sobre os parâmetros usados no “modelo”, a própria marca deixou claro que tudo não passa de uma metáfora para o conhecimento detalhado que um bom dicionário oferece. Uma vitória do humor inteligente na publicidade brasileira.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes