Nesta domingo (5), milhões de candidatos participarão da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, com aplicação das provas objetivas. São mais de 760 mil inscritos aguardando a primeira fase do processo seletivo, cuja correção e publicações dos gabaritos oficiais serão feitas nesta segunda-feira (6).
Vagas, órgãos e distribuição por regiões
O CNU 2025 reúne vagas distribuídas em nove blocos temáticos, que agrupam áreas de atuação semelhantes. Diferentemente da edição anterior, que contou com oito editais, este processo é regido por um único documento, detalhando as oportunidades, salários e critérios de classificação. Os blocos incluem Saúde, Assistência Social, Educação, Tecnologia, Engenharia, Administração, Justiça, Defesa, entre outros.
Embora a maior parte das vagas esteja concentrada em órgãos sediados em Brasília, há oportunidades em diversos estados do Brasil. Os cargos variam de níveis superior a intermediário, com salários que podem chegar a R$ 16 mil, conforme o cargo e escolaridade.
Como serão as provas?
Prova objetiva
A prova objetiva ocorrerá das 13h às 18h de domingo, com questões de múltipla escolha, cinco alternativas por questão e uma única resposta correta. Candidatos de nível superior responderão a 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos, enquanto os de nível intermediário terão 68 questões, divididas em conhecimentos gerais e específicos.
Prova discursiva
Somente os aprovados na primeira fase farão a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro. Para nível superior, serão duas questões dissertativas, realizadas entre 13h e 16h. Já para nível intermediário, uma redação dissertativa-argumentativa, entre 13h e 15h. O conteúdo da redação varia de acordo com a área de atuação.
Horários, locais e procedimentos
Os portões fecham às 12h30 (horário de Brasília). Os candidatos devem estar na sala de prova na hora, permanecendo por pelo menos duas horas. É obrigatório apresentar o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e levar documento de identidade digital, disponível no aplicativo, sem necessidade de internet no momento da entrada.
Os candidatos devem ainda seguir orientações sobre o que podem ou não levar ao local de prova, como objetos de valor e celulares desligados, guardados em envelopes lacrados fornecidos pela organização.
Cronograma e datas importantes
As inscrições ocorreram de 2 a 20 de julho de 2025, com pagamento até o dia 21. Outras datas relevantes incluem a divulgação do cartão de confirmação para a prova objetiva em 1º de dezembro, realização da prova discursiva em 7 de dezembro e publicação do resultado preliminar, em 2 de janeiro de 2026.
Para mais detalhes sobre locais de prova, cronograma completo e dicas de preparação, acesse a matéria completa no g1.