Brasil, 4 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Quais as medidas de transparência adotadas por quiosques e bares do Rio após rumores de bebidas adulteradas

Após rumores de intoxicações por metanol, bares e quiosques do Rio reforçam fiscalização e transparência com a população.

Recentemente, quiosques e bares no Rio de Janeiro intensificaram suas medidas de transparência e a fiscalização de bebidas alcoólicas, em resposta a rumores de casos de intoxicação por metanol. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, durante o último sábado (4), descartou a possibilidade de mistificação e classificou os rumores de intoxicação no município como infundados, gerando uma onda de medidas preventivas em estabelecimentos da capital fluminense.

Rumores de intoxicação descartados

De acordo com as autoridades, diferentes mensagens circulavam nas redes sociais, insinuando que pacientes haviam sido internados em hospitais devido ao consumo de bebidas contendo metanol — um álcool tóxico que pode causar graves danos à saúde, incluindo cegueira e até morte. Entretanto, a Rede CIEVS (Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública) investigou 13 rumores de intoxicação e todos foram rapidamente descartados por falta de evidências clínicas e laboratoriais.

Aumento das fiscalizações e medidas preventivas

Diante da situação, a Vigilância Sanitária do Rio aumentou a fiscalização em bares, quiosques, barracas de feiras e grandes distribuidores. Somente nas primeiras operações, foram emitidos 14 autos de infração, mais de 100 garrafas com origem duvidosa foram apreendidas, e quatro galões de 25 litros de cachaça foram recolhidos. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância da vigilância e do compromisso com a segurança alimentar.

Orientações à população

Para mitigar qualquer risco, a Secretaria de Saúde recomendou à população que adquira bebidas apenas em pontos de venda confiáveis, verifique a presença de selos fiscais e, em caso de dúvidas, evite o consumo. As denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo canal 1746.

Impacto nas redes sociais

As mensagens sobre supostas intoxicações causaram pânico e levaram a autoridades a reforçar as fiscalizações. Contudo, após investigações, muitas dessas alegações foram reveladas como infundadas. Especialistas em saúde pública enfatizam que a origem das mensagens ainda está em apuração, e o município não recebeu notificações formais sobre casos de intoxicação por metanol.

Informações sobre o metanol

O metanol, frequentemente utilizado como solução em produtos químicos, pode causar severos danos ao organismo. Os danos incluem problemas no fígado, danos cerebrais e riscos de cegueira. Em situações de suspeita de intoxicação, as autoridades orientam buscar atendimento imediato nas unidades de saúde.

Compromissos de estabelecimentos locais

Na esteira dos rumores, bares e quiosques como o Brewteco e o Bosque Bar se pronunciaram em suas redes sociais, reforçando seu compromisso com a segurança. O Brewteco garantiu que as bebidas provêm de fornecedores homologados e com rastreabilidade, enquanto o Bosque Bar disponibilizou seus termos de fiscalização da Vigilância Sanitária como forma de tranquilizar seus clientes e afirmar que as práticas de segurança estão sendo seguidas rigorosamente.

A importância do controle e rastreabilidade na produção

A Destilaria Maravilha também aproveitou para destacar seus processos de produção com total respeito às normas do Ministério da Agricultura, enfatizando o controle desde a plantação de cana até a destilação final, buscando garantir a segurança dos produtos oferecidos ao público.

Cuidados e medidas adotadas pela administração pública

Adicionalmente, a Prefeitura do Rio publicou uma resolução que torna obrigatória a notificação de casos suspeitos de intoxicação por metanol. Essa decisão deve facilitar a rápida resposta das equipes de vigilância em caso de novos relatos, permitindo assim a investigação da origem das bebidas suspeitas e evitando contaminações futuras.

É fundamental que a população esteja atenta e siga as orientações das autoridades de saúde, especialmente em tempos onde a qualidade das bebidas consumidas pode representar riscos à saúde. A pronta comunicação de qualquer situação suspeita pode ser vital para prevenir problemas mais graves.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes