Agricultores familiares da Região Nordeste do Brasil participaram, entre sábado (4) e terça-feira (7), da Anuga 2025, maior feira internacional de alimentos e bebidas, realizada em Colônia, na Alemanha. A iniciativa é do Consórcio Nordeste, em parceria com ApexBrasil e Sebrae, com o objetivo de mostrar ao mercado europeu produtos de cerca de 30 agricultores da região, responsável por quase 50% dos produtores familiares do Brasil.
Produtos regionais na vitrine internacional
Entre os itens apresentados pelos agricultores estão cafés e chocolates especiais, mel da Caatinga, amêndoas de castanha de caju, tapioca e goma fresca, feijão, óleo de coco, farinha de babaçu, cajuína, flores e uma vasta gama de produtos agroindustriais. A participação busca ampliar as oportunidades de exportação e fortalecer a presença de produtos nordestinos no mercado europeu.
Fortalecimento da agricultura familiar na exportação
Segundo o Ministério de Agricultura, a feira representa uma oportunidade de negócios que movimentou cerca de US$ 530 milhões em 2023. Nesse contexto, as cooperativas regionais terão um espaço especial no estande da ApexBrasil para promover seus produtos. Além disso, ocorrerão visitas guiadas, promovendo troca de experiências e conexão com produtores internacionais para futuras parcerias comerciais.
Missão em Portugal e capacitações
A delegação também passará por Portugal, de 7 a 10 de outubro, com foco em capacitações e rodadas de negócios na capital Lisboa. Serão realizados workshops sobre exportação e encontros com potenciais importadores portugueses. Essa ação visa ampliar a presença dos produtos nordestinos no mercado europeu e fortalecer as exportações da agricultura familiar brasileira.
Perspectivas e impacto para a agricultura familiar
De acordo com representantes do Consórcio Nordeste, a missão busca consolidar a presença dos produtos regionais em mercados internacionais, promovendo crescimento econômico e valorização da agricultura familiar. O evento também incentiva a troca de experiências e o fortalecimento de uma cadeia produtiva que concentra quase metade dos agricultores familiares do Brasil, potencializando o desenvolvimento sustentável na região.
Para saber mais detalhes sobre a participação da agricultura familiar do Nordeste na Anuga 2025, acesse o site oficial da Agência Brasil.