Na noite de domingo (22), o ex-advogado da primeira administração de Donald Trump, Ty Cobb, fez um alerta preocupante sobre o cenário político atual. Durante entrevista à MSNBC com Alex Witt, Cobb afirmou que os Estados Unidos deveriam estar “mortamente assustados” diante do que considera um movimento autoritário por parte do ex-presidente.
Warnings sobre o avanço de um regime autoritário
Cobb destacou que o Departamento de Justiça, em processos tradicionais, chegou à conclusão de que havia “insuficientes provas” para processar o ex-diretor do FBI, James Comey. No entanto, agora, ele afirma, Comey está sendo alvo de ação simplesmente por ser considerado “um inimigo do presidente”.
“Estamos falando de algo realmente autoritário,” alertou Cobb, que também criticou a forma como Trump estaria usando o poder militar, incluindo possíveis “exercícios de prática” com tropas enviadas a cidades, como uma preparação para ações mais sinistras.
Risco de uma ameaça maior e a omissão dos americanos
Ele apontou que a obsessão de Trump em perseguir seus “inimigos domésticos” mostra um “vício narcisista de vingança” e que a maioria dos americanos parece não perceber a gravidade do momento. “O que mais me assusta é como poucos compreendem os perigos reais que estamos vivendo e a importância de se opor a Trump e ao Partido Republicano,” afirmou Cobb.
Perspectivas preocupantes para o futuro
A análise de Cobb evidencia um clima de crescente preocupação com o desenvolvimento de um autoritarismo nos Estados Unidos. Para ele, é fundamental que a sociedade civil esteja alerta e manifeste resistência diante das ameaças que considera emergir.
Para acompanhar a análise completa, assista à entrevista na íntegra no site da HuffPost: link para o vídeo.