Brasil, 3 de outubro de 2025
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Lula relata falha em aeronave da FAB antes de viagem ao Marajó

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou problemas com a aeronave da FAB antes de um compromisso no Pará.

Durante uma agenda de inaugurações no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta sexta-feira (3) que a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), programada para levá-lo até Breves, na ilha do Marajó, apresentou uma falha no motor antes da decolagem. Esse incidente forçou a comitiva a desembarcar e trocar de avião, gerando preocupação entre os ocupantes.

Falha no motor e trocas de aeronave

Segundo o relato de Lula, o problema ocorreu ainda em solo e, diante do receio de um incêndio, a equipe desembarcou com pressa da aeronave. A comitiva foi então transferida para um avião modelo C-97 Brasília. Lula expressou alívio por ter evitado um desastre durante o voo, afirmando:

— Ontem, ao embarcar para a Ilha do Marajó, houve um problema no motor do avião Casa, da FAB. Tenho que agradecer a Deus porque poderia ter acontecido quando eu estivesse no ar. Ainda em terra, tivemos que descer do avião com medo de o avião pegar fogo. Aí fomos em um avião Brasília — declarou o presidente em entrevista à TV Liberal.

Compromissos mantidos

Apesar do incidente, Lula conseguiu manter todos os compromissos agendados em sua visita ao estado do Pará. Na noite do mesmo dia, o presidente fez uma visita à Igreja Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, onde expressou sua gratidão:

— Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora.

Silêncio da FAB sobre o incidente

O jornal que cobriu o evento procurou a FAB para comentar sobre a falha no motor, mas até o momento não obteve resposta. Essa não é a primeira vez que Lula lida com problemas relacionados à segurança das aeronaves que o transportam.

Outros incidentes

Em outubro de 2024, uma situação semelhante ocorreu. A aeronave que levava a comitiva presidencial de volta de uma viagem ao México enfrentou problemas técnicos, o que resultou em uma manobra de 50 voltas antes de conseguir pousar. Isso foi necessário para consumir o combustível em excesso.

Naquela ocasião, o avião apresentou uma redução na potência do motor logo após a decolagem do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles. A situação exigiu que Lula, ministros e parlamentares que o acompanhavam permanecessem por mais de cinco horas em voo até conseguir pousar novamente no mesmo aeroporto para trocar de aeronave.

Esses episódios levantam questões sobre a segurança e a manutenção das aeronaves utilizadas em missões oficiais, especialmente considerando a importância da proteção do presidente e de sua comitiva durante deslocamentos. Espera-se que a FAB forneça informações claras sobre as manutenções e os protocolos de segurança que estão sendo seguidos para evitar que tais situações voltem a ocorrer.

Enquanto isso, o presidente Lula continua a desempenhar suas funções, demonstrando determinação e resiliência diante de imprevistos no cumprimento de sua agenda. Essas experiências reafirmam a importância de manter a segurança no transporte aéreo, especialmente em voos oficiais.

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