A Prefeitura de Piracicaba, localizada no interior de São Paulo, anunciou que a partir de 10 de outubro, irá retomar o serviço de teleconsultas médicas, disponíveis através do aplicativo Pira SUS Digital. Este serviço permitirá que os pacientes realizem consultas por videochamadas, facilitando o acesso à saúde e reduzindo a procura por atendimentos não emergenciais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Objetivo das teleconsultas
Segundo a secretária executiva de Gestão da Saúde, Daniela Andrade, a iniciativa visa ampliar a resolutividade no atendimento e evitar a sobrecarga nas UPAs. “Nossos levantamentos mostram que muitas pessoas recebem classificação azul nas UPAs, ou seja, casos que poderiam ser resolvidos na Atenção Básica. Com a teleconsulta, vamos ampliar a resolutividade”, explica Andrade. O horário de atendimento será das 9h às 21h, todos os dias da semana.
Tipos de sintomas atendidos
Os pacientes poderão ser atendidos por diversas queixas, tais como:
- Dor de garganta
- Dor na coluna
- Gripe
- Resfriado
- Febre
- Dor de ouvido
- Enxaqueca
- Diarreia
- Vômito
Caso o médico identifique a necessidade de medicação intravenosa, exames ou atendimentos mais específicos, o paciente será orientado a se dirigir a uma UPA.
Agendamento e funcionalidades do aplicativo
A expectativa inicial é atender até 72 pacientes por dia, com possibilidade de expansão conforme a demanda. O agendamento das teleconsultas será feito diretamente no aplicativo, permitindo que o paciente escolha um horário para a consulta no mesmo dia. Durante a consulta, médico e paciente se conectam por vídeo para o atendimento.
Além da teleconsulta, o Pira SUS Digital oferece uma variedade de funções adicionais, incluindo:
- Agendamento de consultas com especialistas, exames e retornos;
- Consulta de datas, locais, horários e profissionais responsáveis;
- Acesso ao histórico de atendimentos já realizados;
- Acesso ao cartão virtual do SUS;
- Visualização da carteira de vacinação com vacinas aplicadas e calendário vacinal;
- Orientações sobre as carteiras do autismo e da fibromialgia.
Para se cadastrar no aplicativo, os usuários devem seguir o processo de registro disponibilizado na própria plataforma. Aqueles que enfrentarem dificuldades devem procurar a Unidade Básica de Saúde em que são atendidos para regularizar seus dados. Um tutorial sobre como utilizar o aplicativo está disponível para ajudar na sua navegação.
Expectativas de redução de absenteísmo
A Prefeitura de Piracicaba espera que, com o uso do aplicativo, o absenteísmo, que atualmente está próximo de 30%, possa ser reduzido para índices entre 5% e 10%. O Pira SUS Digital terá também um sistema de notificações que lembrará os usuários sobre consultas agendadas, contribuindo para que os pacientes não esqueçam de comparecer aos atendimentos.
Com esta nova fase do Pira SUS Digital, a administração municipal busca não somente facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, mas também proporcionar um atendimento mais ágil e eficaz, promovendo o bem-estar da população e tornando a saúde mais acessível a todos.
Para mais detalhes e atualizações, siga o g1 Piracicaba no Instagram e fique por dentro de todas as novidades na área da saúde na cidade.
Veja mais notícias no g1 Piracicaba na íntegra aqui.