Brasil, 2 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump volta a afirmar que o presidente deve ser “culpado” por paralisação do governo

Vídeo resgatado mostra comentários passados de Trump criticando responsabilização do presidente por shutdown

Com o novo fechamento do governo dos Estados Unidos, o primeiro desde 2018, figuras do cenário político voltaram a relembrar declarações do ex-presidente Donald Trump. Um vídeo do NowThis, redistribuído recentemente, traz comentários de Trump feitos ao longo dos anos em que ele afirma que o presidente deve ser o principal responsável por uma paralisação federal.

Trump e as críticas passadas à responsabilização do presidente

Em 2011, Trump chegou a dizer que uma eventual paralisação do governo seria uma “marca tremendamente negativa” ao presidente na época, Barack Obama. Segundo o empresário, “ouvi dizer que os democratas vão ser culpados e os republicanos também, mas acredito que o presidente será o principal responsável”, afirmou à época.

Em uma ligação à Fox News, em 2013, Trump reforçou essa ideia, afirmando que “os problemas começam de cima e precisam ser resolvidos de cima, e o presidente, como líder, deve chamar todos para uma reunião e liderar”.

Postura de Trump e suas declarações sobre o tema

Na mesma época, Trump utilizou uma rede social para dizer que, se estivesse no cargo, uma paralisação nunca teria ocorrido. “A pressão está no presidente”, afirmou, destacando que a responsabilidade seria toda do líder máximo do Executivo.

Porém, um detalhe curioso é que, enquanto criticava o papel do presidente na gestão dos shutdowns, Trump também afirmou, em 2013, que uma crise dessa natureza “nunca aconteceria se fosse eu o presidente”.

Reação pacífica e o relógio oficial do governo

Enquanto o atual governo enfrenta a paralisação, o site oficial da Casa Branca exibe um relógio de contagem regressiva próprio, que marca o tempo restante até o fim do shutdown, com uma visualização diferente daquela presente em governos anteriores.

As declarações do ex-presidente reacendem debates sobre a hipocrisia em política. Como apontado por analistas, a postura de Trump revela uma contradição entre o que ele pregava no passado e seu posicionamento diante de um cenário semelhante hoje.

“Quem poderia imaginar que um republicano seria hipócrita nisso?”, comentou um especialista, destacando o padrão de comportamentos políticos que parecem se repetir diante de temas como o fechamento do governo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes