As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e da região metropolitana estão progredindo de maneira significativa. Recentemente, teve início o descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que farão parte do Trecho 2 do sistema, ligando os bairros de Paripe a Águas Claras. Este avanço é um passo crucial para a conclusão do projeto, que promete transformar a mobilidade urbana na capital baiana.
Descarregamento de trilhos e cronograma das obras
Segundo o governo, o desembarque, iniciado na segunda-feira (29), prevê a chegada de um total de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, representando 67% do total necessário para o trecho. Nesta fase inicial, estão programados três desembarques pelo Porto de Salvador, com a chegada diária de duas carretas. Cada carreta transporta 42 barras de trilhos com 12 metros de comprimento, totalizando 504 metros de trilhos por dia.
No total, 55 carretas deverão abastecer o canteiro de obras. Os primeiros trilhos instalados serão entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, no fim do Trecho 2. O engenheiro civil responsável, Renato Ribeiro dos Santos, destacou que a chegada desse material é fundamental para cumprir o cronograma das obras, afirmando que a previsão é iniciar a instalação da via permanente a partir de novembro.
Financiamento e investimentos no projeto do VLT
Em setembro, a Bahia assegurou um financiamento de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal, com foco em obras de mobilidade urbana, onde o projeto do VLT é a prioridade. O sistema do VLT de Salvador, com um investimento total de R$ 5,4 bilhões, pretende expandir a mobilidade não apenas na capital, mas também na região metropolitana, alcançando um total de 40 km de trilhos e 42 paradas.
Modelo e características dos trens do VLT
Recentemente, o governo da Bahia divulgou também o modelo dos trens que integrarão o sistema. O modelo URBOS 3, fabricado pela Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), é considerado um dos melhores do mundo, destacando-se por sua durabilidade, eficiência e conforto. As composições contam com sete vagões cada e têm capacidade para transportar até 400 passageiros, atingindo velocidades de até 70 km/h.
O governador Jerônimo Rodrigues visitou a fábrica onde os veículos estão sendo produzidos em Hortolândia, interior de São Paulo, acompanhado de 20 líderes comunitários do subúrbio. Durante a visita, eles observaram os trens que estão passando por ajustes operacionais e de pintura, e que estão previstos para chegar a Salvador em 5 de dezembro deste ano, com os primeiros testes nos trilhos programados para o começo de 2026.
Avanço das obras e impacto na mobilidade urbana
Atualmente, mais de 2 mil trabalhadores estão empregados no projeto, que começou há 14 meses. O Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, já apresenta 33,79% de avanço físico, enquanto o Trecho 2, que conecta Paripe a Águas Claras, está com 19,99% de progresso. O Trecho 3, que ligará Águas Claras a Piatã, registra um avanço de 2,11%, com conclusão projetada para 2028.
A infraestrutura do VLT será modernizada com uma série de inovações, incluindo Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o metrô por fibra óptica, além de câmeras com inteligência artificial e painéis digitais em tempo real, proporcionando uma revolução no transporte público da Bahia.
Expectativas para o futuro
Com a entrega dos trilhos e a construção em andamento, espera-se que o VLT de Salvador mude significativamente a dinâmica do transporte na capital e região metropolitana. A eficiência e conforto do sistema poderão oferecer uma alternativa viável a milhares de usuários diários, colaborando para a redução do tráfego e melhorando a qualidade de vida dos habitantes.
Acompanhe as atualizações sobre o progresso das obras e como o VLT impactará Salvador e sua região metropolitana.
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