Brasil, 2 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Ex-advogado da Casa Branca alerta para risco autoritário na presidência de Trump

Ex-advogado da Casa Branca de Trump deixa alerta alarmante: risco de autoritarismo e possíveis ações mais sombrias sob sua gestão

Ty Cobb, ex-advogado da administração de Donald Trump, fez um alerta perturbador neste domingo, afirmando que os Estados Unidos podem estar diante de uma ameaça autoritária, especialmente em meio a investigações e manifestações de força por parte do ex-presidente. A declaração foi feita durante uma entrevista à MSNBC, destacando os perigos que a atual dinâmica política representa para a democracia americana.

Risco de autoritarismo e manipulação institucional

Cobb destacou que o Departamento de Justiça, em procedimentos tradicionais, concluiu a ausência de provas suficientes para processar o ex-FBI diretor James Comey, mas agora ele estaria sendo alvo simplesmente por ser considerado inimigo de Trump. “Isto é realmente autoritarismo e deve assustar todo mundo”, alertou. Segundo Cobb, tal postura evidencia uma tendência perigosa de uso do aparato estatal para perseguir opositores políticos, uma característica típica de regimes autoritários.

Movimentações militares e ameaças ocultas

O ex-advogado também mencionou a mobilização de tropas por parte de Trump em cidades americanas, mencionando a possibilidade de serem “exercícios de prática” para algo mais sinistro no futuro. Ele afirmou ainda que o foco do ex-presidente na perseguição a seus inimigos internos revela uma postura de “vingança narcisista”, preocupando com as atitudes de Trump em relação à estabilidade institucional.

Percepção pública e perigo iminente

Cobb expressou sua maior preocupação: a falta de conscientização de grande parte da população sobre os riscos que o momento representa. “O que mais me assusta é como poucos americanos parecem entender os perigos da situação e a necessidade de se posicionar contra Trump e o Partido Republicano”, disse.

Implicações para os Estados Unidos

Especialistas indicam que o discurso de Cobb reforça a necessidade de atenção às ações de Trump e seus apoiadores, sobretudo à luz de tensões que podem evoluir para uma crise institucional maior. Os sinais, segundo analistas políticos, sugerem uma polarização cada vez mais intensa e ameaças à democracia que precisam ser enfrentadas com vigilância e democracia fortalecida.

Para assistir à análise completa, acesse o link oficial no HuffPost. [https://www.huffpost.com/entry/ty-cobb-donald-trump-comey_n_68da29c1e4b0d196a63ef6b8]

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes