Na próxima quarta-feira, às 15h (horário de Brasília), a seleção brasileira de futebol anunciará sua convocação para os amistosos contra a Coreia do Sul e Japão, preparativos para a Copa do Mundo de 2026. O técnico Carlo Ancelotti tem a possibilidade de convocar até 26 jogadores, e as expectativas estão altas em relação às novidades que podem surgir nessa lista.
Expectativas para a convocação
A expectativa gira em torno da possibilidade de antigos comandados de Ancelotti no Real Madrid estarem entre os escolhidos. Um dos principais nomes é o atacante Vini Jr, que ficou de fora da data FIFA de setembro por estar suspenso devido a uma penalização na partida contra o Chile, válida pelas Eliminatórias. Além de Vini Jr, Rodrygo e Éder Militão também estão na mira como possíveis novidades, e esta poderia ser a primeira convocação de Rodrygo sob o comando de Ancelotti.
Lesões e desfalques
Entretanto, a convocação pode ser impactada por recentes lesões em jogadores que vêm se destacando nas competições europeias. Alisson Becker, goleiro do Liverpool, e Andrey Santos, do Chelsea, enfrentaram problemas musculares em suas últimas partidas. Además, Raphinha, Marquinhos e Alex Ribeiro também estão fora de combate, aumentando as incertezas na lista final. Em função disso, é bastante provável que um novo goleiro seja chamado, com nomes como Bento, do Al-Nassr, e Hugo Souza, do Corinthians, sendo citados como reservas potenciais.
Nova geração à vista
Além de Igor Jesus, que já tem se destacado na seleção, o volante João Gomes, do Wolverhampton, também pode ganhar sua chance na equipe. A seleção brasileira enfrentará a Coreia do Sul no dia 10 e o Japão no dia 14 deste mês, em partidas que ocorrerão na Ásia. Com a proximidade de uma nova rodada do Brasileirão prevista para o dia 15, a comissão técnica optou por priorizar a convocação de jogadores que atuam em clubes europeus e asiáticos, facilitando a logística de viagem.
Outros nomes na disputa
Alguns jogadores que também estão na expectativa de serem convocados incluem os meias Andreas Pereira, atualmente no Palmeiras, e Matheus Pereira, destaque do Cruzeiro. Além disso, criou-se um lobby para a inclusão de atletas do Vasco, como Philippe Coutinho, Rayan e Paulo Henrique, na lista final. A inclusão desses nomes evidenciaria a busca da comissão técnica por alternativas que possam enriquecer o elenco e trazer novas opções táticas para os amistosos.
Próximos desafios para a seleção
À medida que a Copa do Mundo se aproxima, seguir as novidades da convocação se torna ainda mais interessante para os torcedores. Serão dois amistosos importantes que vão ajudar a definir o elenco que representará o Brasil em um dos eventos mais esperados do futebol mundial. Tradicionalmente, a seleção brasileira é composta por estrelas que brilham tanto no Brasil quanto nos principais campeonatos da Europa, e a competição pela a vaga na lista é acirrada entre os jogadores disponíveis.
Com o uso de métodos criteriosos na escolha dos convocados, Ancelotti terá a difícil tarefa de selecionar um time que não só represente bem o Brasil, mas que também esteja apto a enfrentar adversários de alto nível no cenário internacional. Os próximos dias prometem agitar o mundo do futebol e os corações dos brasileiros que aguardam ansiosamente por este importante momento da seleção.