A iniciativa, chamada Treino Pela Vida, foi organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUT e buscou sensibilizar a população sobre a importância de se tornar um doador de órgãos. A atividade aproveitou o grande fluxo de pessoas na região para distribuir materiais informativos e dialogar sobre o tema.
Conscientização e diálogo sobre doação de órgãos
Segundo Milena Cantuária, coordenadora da CIHDOTT, apesar do aumento no número de transplantes no Brasil, ainda há uma longa fila de espera por doações. “Milhares de pacientes aguardam uma chance de receber um órgão compatível para continuar vivendo”, afirmou. Ela ressaltou que uma das maiores dificuldades para ampliar as doações é a falta de informação e de conversas prévias entre familiares sobre o desejo de doar.
“É fundamental que as pessoas deixem claro para suas famílias o desejo de serem doadoras. A autorização só ocorre com o consentimento familiar, por isso essa conversa é tão importante”, destacou Milena.
Compromisso do HUT com a saúde e a vida
Ao promover ações como essa, o HUT reforça seu compromisso com a saúde pública e valoriza a vida, incentivando uma cultura de solidariedade e empatia por meio da doação de órgãos. Essas iniciativas são essenciais para ampliar o número de doações e salvar vidas.
Tags: saúde, doação de órgãos, conscientização, HUT, transplantes