Na tradição católica, São Miguel, Gabriel e Rafael são considerados os principais arcanjos, guardiões divinos que desempenham papéis essenciais na espiritualidade. A Igreja celebra sua festa conjunta nesta segunda-feira, dia 29 de setembro.
São Miguel, o príncipe guerreiro
São Miguel o Arcanjo é mencionado no Livro de Daniel como “o grande príncipe que tem a charge de seu povo”.
De acordo com Daniel Aquilina, vice-presidente executivo do Centro Bíblico de São Paulo, **Micael** é “o mais nomeado e invocado na história da Igreja, presença constante em aparições e devoções”.
Na Bíblia, ele aparece em Daniel, Judas e Apocalipse — onde lidera a batalha contra Satanás, fazendo dele uma figura central na luta espiritual contra o mal.
Durante a crise da Reforma, a devoção a São Miguel caiu, mas no final do século XIX houve uma retomada significativa, impulsionada por visões do Satanás “revoltado” na Terra. O Papa Leão XIII compôs três orações a São Miguel, sendo a mais curta recomendada para ser rezada ao final da missa.
Hoje, São Miguel é visto como protetor “no dia de batalha diário”, segundo Aquilina.
Oração a São Miguel: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede nosso refúgio contra a perversidade e as ciladas do demônio. Que Deus o repreenda, pedimos. E tu, príncipe da milícia celeste, com o peso da divindade de Deus, envia ao inferno Satanás e todos os espíritos malignos… Amém.
São Gabriel, o mensageiro divino
Gabriel é conhecido por sua atuação como mensageiro de Deus, presente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Ele anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e, a Maria, a concepção de Jesus.
Segundo Aquilina, Gabriel também está relacionado à referência de Paulo à “chamada do arcanjo” e ao “som da trombeta de Deus” em 1 Tessalonicenses, simbolizando o juízo final.
Por ser o grande comunicador bíblico, Gabriel é considerado padroeiro dos comunicadores, profissionais de mídia, pregadores, além de estar associado a postais, diplomatas e mensageiros.
Oração a São Gabriel: Ó Bendito Arcanjo Gabriel, intercedei por nós junto ao trono da divina misericórdia, para que, como anunciaste a encarnação do Senhor, também nos alcancem as bênçãos necessárias. Amen.
São Rafael, o anjo da cura e amizade
Menos conhecido, Rafael é protagonista de uma história única no Livro de Tobit. Sua missão, embora menos evidente, é de profunda misericórdia e cura.
Aquilina explica que Rafael acompanha Tobias na jornada para recuperar uma importância financeira, ajudando na travessia e na união de Tobias com Sara. Diferente de outros anjos, ele permanece presente na narrativa, tornando-se uma espécie de amigo dos fiéis.
Rafael utiliza a natureza para concretizar milagres, curando cegueira, doenças e ajudando a restaurar vidas. Sua proteção abrange profissionais de saúde, viajantes, jovens e aqueles em busca de cura ou de um amigo.
Oração a São Rafael: São Rafael, do glorioso exército celeste, cura nossos males, guia nossos passos e concede-nos saúde, fé e esperança. Amém.
Este artigo foi originalmente publicado em 29 de setembro de 2023 e atualizado posteriormente.