Brasil, 28 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Pony.ai: CEO James Peng destaca o futuro da condução autônoma

Fundada em 2016, Pony.ai mira a produção em massa até 2025 e expansão global com veículos autônomos de alta tecnologia

O CEO de Pony.ai, James Peng, afirmou que a empresa de táxis autônomos, avaliada em US$ 5 bilhões, está focada na transição para implantação em larga escala até 2025. A companhia, criada em Silicon Valley e com forte presença na China, busca construir uma frota de mais de 1.000 veículos até o final do próximo ano, com planos de ampliar sua atuação internacional.

Inovações na sétima geração do táxi autônomo

Na última feira de automóveis de Xangai, Pony.ai revelou sua sétima geração de veículos autônomos, com melhorias significativas em sensores e sistemas computacionais. Segundo Peng, esses avanços possibilitam maior qualidade, durabilidade e redução de custos, com uma diminuição de 70% no valor em relação à geração anterior.

“Os sensores que utilizamos já são comuns em sistemas de nível 2, o que permite compartilhar a cadeia de suprimentos e reduzir os custos”, explicou Peng. “Com essa nova geração, esperamos atingir uma margem de contribuição positiva, ou seja, os veículos não terão mais custos operacionais que prejudiquem sua viabilidade financeira.”

Expansão internacional e estratégia de mercado

Embora fundada em Silicon Valley, Pony.ai concentra suas operações na China, que lidera o mercado mundial de mobilidade com quase 40% dos deslocamentos diários globais de táxis e serviços de ride-hailing.

“Queremos ser globais porque as necessidades de mobilidade existem em todo lugar”, afirmou Peng. Além da China, a Pony.ai já está presente na Coreia do Sul, Cingapura e Luxemburgo, e busca atuar também no Oriente Médio, apoiada por parcerias estratégicas com Uber na região.

Contribuição para o desenvolvimento tecnológico na China

Peng, que se formou na Universidade de Stanford e trabalhou no Google e Baidu, reforçou seu compromisso com o mercado chinês, onde a regulamentação avança rapidamente. Segundo dados de agosto de 2024, as autoridades de segurança públicas da China emitiram 16.000 licenças de testes para veículos autônomos, com 20.000 milhas de vias abertas para experimentação.

Perspectivas para o futuro da mobilidade autônoma

Peng acredita que a estratégia da Pony.ai é colocar a tecnologia ao serviço da sociedade, promovendo impacto positivo na mobilidade global. Com o lançamento de veículos mais, eficientes e acessíveis, a empresa pretende liderar a transformação do setor de transportes até o final desta década.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes