Brasil, 28 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump acusa ‘tripla sabotagem’ durante discurso na ONU

Trump afirma que falhas durante sua fala na ONU foram intencionais e pede investigação imediata à Organização das Nações Unidas.

O ex-presidente Donald Trumperce por suas redes sociais nesta quarta-feira (25) uma denúncia de que três supostos atos de sabotagem ocorreram durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU. Segundo Trump, essas falhas — incluindo a parada do escorregador, mau funcionamento do teleprompter e problemas no sistema de som — foram ações deliberadas contra ele.

Acusações de sabotagem contra a ONU

Em uma postagem no Truth Social, Trump afirmou que a sequência de problemas não foi uma coincidência. “Isso não foi acaso, foi uma tripla sabotagem na ONU”, escreveu o ex-presidente. Ele ainda declarou que enviará uma cópia dessa alegação ao Secretário-Geral da Organização e exige uma investigação imediata sobre os incidentes. Segundo ele, a sequência de eventos prejudicou sua performance e teria sido uma tentativa de descredibilizar sua fala.

Resposta da Organização das Nações Unidas

A ONU respondeu às alegações nesta semana, explicando que a parada do escorregador pode ter sido causada por um recurso de segurança ativado por um videógrafo da delegação americana, que interrompeu o funcionamento normal do equipamento. “Um videógrafo pode ter acionado uma função de segurança no escorregador, causando sua parada durante o discurso de Trump”, afirmou uma fonte diplomática da organização em comunicado publicado na terça-feira.

Sobre o problema do teleprompter, uma autoridade da Casa Branca afirmou que o dispositivo era gerenciado pela equipe presidencial, enquanto um representante da ONU ressaltou que o sistema de áudio foi projetado para transmitir a tradução simultânea em seis línguas para os presentes, podendo explicar a suposta dificuldade de audição relatada por Trump. Segundo a BBC, a instalação de som foi concebida especificamente para esse propósito.

Contexto e reação política

Trump questionou ainda se os participantes ouviam sua fala, alegando que era preciso usar os ear pieces de intérprete para compreender seu discurso. Especialistas da ONU afirmaram que essa prática é padrão na organização e visa facilitar o entendimento em uma audiência multilíngue.

Até o momento, o Secretário-Geral, António Guterres, não fez declarações oficiais sobre o incidente, que acontece em meio a uma série de críticas do ex-presidente à ONU, incluindo comentários de que a organização não cumpre seu papel adequadamente. “Não é de surpreender que a Organização das Nações Unidas não consiga fazer o que foi criada para fazer”, escreveu Trump em postagem anterior, reforçando seu descontentamento com o órgão internacional.

Perspectivas futuras

Enquanto Trump continua sua cruzada contra a ONU, as investigações internas ainda estão em andamento para esclarecer os incidentes. Especialistas apontam que, apesar das alegações do ex-presidente, a maioria das explicações oficiais sugere que as falhas tenham sido técnicas ou acidentais, e não atos deliberados.

A controvérsia reforça o clima de tensão político-diplomática que acompanha a figura de Trump na cena internacional, ampliando suas críticas às instituições multilaterais.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes