A cantora Gretchen, de 66 anos, mostrou em suas redes sociais, na última quarta-feira (24), o resultado de uma mudança no visual ao aparecer usando uma lace, uma espécie de prótese capilar. Diagnosticada com alopecia, a artista esclareceu por que não optou por um transplante capilar e também os motivos de não ter colocado mega hair dessa vez.
Uma nova fase na vida de Gretchen
Recentemente, Gretchen decidiu usar uma lace durante um período em que seu couro cabeludo precisava de descanso. “Uso mega hair também, e a lace é principalmente para quando preciso dar uma descansada no meu couro cabeludo. E é isso que venho fazendo há dois meses. Nesse período, meu couro cabeludo descansou, e por isso meu cabelo voltou realmente a crescer, principalmente aqui na parte de cima. Então, queria uma lace que me trouxesse conforto”, explicou a cantora.
A alopecia de Gretchen começou após o uso de alisantes e tinturas incompatíveis, resultado em uma queda de cabelo significativa. “Depois disso, meu cabelo caiu. A partir desse momento, ele nunca mais voltou a ser como era. Ia crescendo de novo, mas cada vez menos. A parte da frente realmente começou a cair”, destacou.
Inspiração para outras mulheres
Além de compartilhar sua experiência pessoal, Gretchen ressaltou a importância de expor sua condição publicamente para encorajar outras mulheres que possam enfrentar o mesmo diagnóstico. “E eu tenho um público feminino muito grande, e não gosto de esconder nada das pessoas. Principalmente desse público que precisa do meu apoio. Não adianta sermos influenciadoras se não influenciamos de verdade, para o bem”, afirmou.
Em consulta médica, a artista também descobriu que o transplante capilar não era uma opção viável para ela. “Quando comecei a ter esse problema de alopecia, pensei em fazer um transplante. Consultei meu médico, e ele disse: ‘A sua alopecia é progressiva, não é reversível. Onde você perdeu cabelo, não vai voltar mais’. E é justamente nas áreas onde tenho tatuagens”, revelou. Enquanto algumas áreas do cabelo dela têm mostrado crescimento, as entradas não se recuperaram.
Desafios da carreira e suporte familiar
Gretchen ainda mencionou que o procedimento de transplante interferiria em sua carreira, dado que ela trabalha constantemente com televisão e precisa estar visivelmente apresentável. “Além disso, eu teria que ficar um ano e meio esperando o cabelo crescer, e eu não posso. Trabalho com televisão, estou o tempo todo gravando vídeos”, enfatizou.
Superar os desafios que a alopecia trouxe para sua vida e carreira tem sido mais fácil para Gretchen com o apoio de sua família, especialmente do esposo, Esdras Souza. “O meu marido diz que o que interessa é como sou, minha beleza interior. O que interessa para ele é o que sou como esposa, mãe, profissional, mulher e tudo o que faço para vocês, mulheres, incentivando para realmente cuidarem da autoestima”, concluiu a cantora.
Reflexão sobre a autoestima
A experiência de Gretchen com alopecia e sua decisão de compartilhar detalhes com o público mostram como a autoestima pode ser um tema poderoso. Muitos enfrentam desafios semelhantes de aceitação, e a artista se coloca como uma figura acolhedora e inspiradora, disposta a ajudar outras mulheres a se sentirem bem consigo mesmas, independentemente das dificuldades que possam enfrentar.
Além de expor sua vulnerabilidade, a cantora reafirma seu compromisso em ser um exemplo positivo e estimular diálogos sobre a autoconfiança e a importância de cuidar da saúde capilar. Com seu estilo autêntico e abordagem franca, Gretchen continua a encantar e motivar suas fãs, mostrando que a verdadeira beleza vai muito além da aparência.