Leonardo DiCaprio contou em podcast que, quando começou sua carreira, um agente sugeriu que ele trocasse seu nome completo por um mais “neutro” para facilitar sua contratação em Hollywood. Segundo o ator, a proposta foi que ele adotasse o nome “Lenny Williams”, uma versão do seu nome, Leonardo Wilhelm DiCaprio, considerada menos “étnica”.
Nome quase trocado para facilitar a carreira
“Eu finalmente consegui um agente. Ele disse: ‘Seu nome é muito étnico’”, disse DiCaprio no episódio do podcast New Heights, lançado nesta quarta-feira. “Eu perguntei: ‘O que você quer dizer com isso?’ Eles responderam: ‘Seu nome é Leonardo DiCaprio. Não, muito étnico. Eles nunca vão te contratar. Seu nome novo é Lenny Williams’.”
O ator de The Departed relembrou que, na época, tinha entre 12 e 13 anos e ficou assustado com a sugestão. “Eu perguntei: ‘O que é Lenny?’ Eles disseram: ‘Pegamos seu nome do meio e transformamos. Agora você é Lenny’.”
Rejeição da proposta e a reação do pai
Felizmente, a ideia nunca avançou. Seu pai, ao ver uma-headshot de DiCaprio com o nome “Lenny”, rasgou a foto. “Ele falou: ‘Over my dead body’”, recordou o ator. Essa reação impediu que ele abandonasse a identidade de origem para seguir sua carreira.
Histórias similares de outros artistas
O episódio contou também com a participação de Benicio del Toro, que revelou que teve uma experiência parecida. “Me disseram: ‘Você será Benny Del’”, afirmou, brincando com a sugestão de mudar seu nome, que atualmente é uma referência ao seu nome completo, Benicio Monсер Calvér del Toro.
Além deles, celebridades como Christina Aguilera também já enfrentaram pressões para trocar seus nomes por motivos comerciais ou étnicos. A cantora, que é latina, relatou que, no início da carreira, houve debates sobre mudar seu sobrenome para algo mais simples e “menos étnico”.
“‘Christina Agee’ era uma opção, mas eu era totalmente contra, queria manter minha herança e minha identidade”, afirmou Aguilera em entrevista à Billboard, em 2020. “Ser latina faz parte do meu DNA e quero representar quem realmente sou.”
Perspectivas futuras
DiCaprio e Del Toro demonstraram que, apesar das pressões, a autenticidade na identidade é um aspecto importante para artistas que buscam manter sua essência. As histórias deles evidenciam a resistência de muitos frente às expectativas de Hollywood de uma imagem “mais aceitável”.