Brasil, 25 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lista do Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba apresenta irregularidades

A lista preliminar do Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba revela candidatos com nomes repetidos e sem sobrenomes.

A divulgação da lista preliminar dos contemplados pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba, ocorrida na última quarta-feira (24), trouxe à tona algumas irregularidades que têm gerado preocupações entre os cidadãos locais. A situação envolve candidatos que apresentaram apenas o primeiro nome ou cujos nomes se repetem, levantando questões sobre a transparência e gestão do programa habitacional.

Irregularidades na lista e explicações da secretária

De acordo com Iranildo Camapum, secretário de Infraestrutura do município, as falhas na lista se deram por motivos que ele detalhou: dois candidatos registraram apenas o nome, omitindo o sobrenome, e quatro suplentes se encaixam em mais de uma cota de reserva. “Temos alguns candidatos que apareceram só com o nome, mas isso ocorreu porque foram os próprios munícipes que preencheram da maneira como acharam melhor. O mais importante são o CPF e a adequação às outras necessidades, como a renda e o CadÚnico atualizado”, afirma o secretário.

Iranildo ressaltou ainda que, apesar da confusão, nenhuma das irregularidades apresentadas deve resultar na desclassificação dos candidatos. Ele esclareceu que a lista em questão é preliminar e que os selecionados ainda têm a responsabilidade de apresentar a documentação necessária para comprovar que atendem aos critérios do programa habitacional.

Próximas etapas e prazos importantes

Os cidadãos interessados podem apresentar recursos contra a lista até a sexta-feira (26). A entrega dos documentos para os candidatos selecionados está programada para ocorrer entre os dias 20 de outubro e 21 de novembro. Para garantir a chance de participação, é necessário que os candidatos residam em Parnaíba, tenham uma renda familiar bruta de até R$ 2.850 por mês e estejam com os dados atualizados no CadÚnico, além de cumprir pelo menos um critério de déficit habitacional.

Criteriados de prioridade e reservas de unidades

O programa Minha Casa, Minha Vida estabelece critérios específicos de prioridade, que são valorizados na pontuação dos candidatos. Cada critério vale 1 ponto e inclui condições como ser mulher chefe de família, ser pessoa negra, ter deficiência, ser idoso, e outros fatores que refletem vulnerabilidade social. Em caso de empate, a idade do responsável pela família será considerada, e, se o empate persistir, um sorteio público será realizado.

Adicionalmente, do total de casas disponíveis, 5% são reservadas para famílias com pessoas com deficiência, 5% para idosos e 5% para moradores de áreas de risco. Pelo menos 50% das unidades são destinadas a beneficiários do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que tenham pessoas com microcefalia em sua composição familiar.

Cronograma do programa em Parnaíba

O cronograma do Minha Casa, Minha Vida em Parnaíba progressivamente está se concretizando. As inscrições ocorreram entre 25 de agosto e 3 de setembro de 2025, seguidas pela análise de requisitos e pontuação, que se desenrolou de 4 a 23 de setembro. Após a divulgação da lista preliminar no dia 24 de setembro, os prazos para apresentação dos recursos estão estabelecidos para os dias 25 e 26. A lista final será publicada no dia 13 de outubro, e a convocação para a entrega de documentos está programada para o dia 15 do mesmo mês.

Com a análise final e o envio à Caixa Econômica Federal previstos para começar em 24 de novembro, é crucial que os candidatos fiquem atentos a cada etapa do processo para garantir a participação no programa que busca oferecer habitação adequada para as famílias em Parnaíba.

A transparência nas etapas e a correta comunicação junto à população são primordiais para o êxito do Minha Casa, Minha Vida e para a confiança dos munícipes nas políticas públicas habitacionais que visam melhorar a qualidade de vida na cidade.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes