Brasil, 25 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Wagner Moura protagoniza peça teatral que esgota ingressos em horas

O renomado ator brasileiro Wagner Moura retorna aos palcos em grande estilo com a peça Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo, que estreará no dia 3 de outubro no Teatro Trapiche Barnabé, localizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Salvador. A expectativa para este espetáculo é imensa, e a prova disso é que os ingressos se esgotaram em menos de uma hora após o início das vendas, que ocorreram na última quarta-feira (24). Não há previsão de prorrogações da temporada, o que gera ainda mais ansiedade entre os admiradores do ator e do teatro.

Wagner Moura e seu retorno aos palcos

Esta nova montagem marca o retorno de Wagner Moura aos palcos após 16 longos anos. Seu último trabalho no teatro foi na aclamada produção de Hamlet, de William Shakespeare, entre 2008 e 2009, sob a direção de Aderbal Freire Filho. Agora, Moura se junta à renomada diretora Christiane Jatahy, que traz uma nova adaptação de um dos mais importantes textos do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906): Um Inimigo do Povo, escrito em 1882.

Uma adaptação contemporânea

A obra Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo oferece uma abordagem moderna e crítica sobre temas relevantes da sociedade contemporânea, como preservação ambiental, fake news e justiça social. A adaptação é de Lucas Paraizo, em parceria com Jatahy e Moura. A narrativa gira em torno do personagem Thomas Stockmann, um médico e cientista que, ao descobrir a contaminação das águas do Balneário Termal de sua cidade, se torna um inimigo local ao tentar alertar sua comunidade sobre os riscos que isso representa para a saúde pública.

Acusado de prejudicar a economia da cidade, Stockmann enfrenta a fúria do prefeito e de seus conterrâneos, vivendo uma real perseguição moral e social que leva a um julgamento emblemático. Este enredo convida o público a refletir sobre as fronteiras entre interesses pessoais e o bem comum, especialmente em tempos em que desinformação e fake news permeiam nossas discussões cotidianas.

Elenco e produção

Além de Wagner Moura, a montagem conta com um elenco de peso que inclui Danilo Grangheia, Julia Bernat, Marjorie Estiano, Jonas Bloch, Tatiana Henrique, Salvador e José Moura, que fazem participações especiais em vídeo. A visão de Jatahy proporciona uma experiência híbrida, explorando as interseções entre teatro e cinema, realidade e ficção, o que promete enriquecer ainda mais a experiência do espectador.

Próximos passos da produção

Após sua temporada em Salvador, Um Julgamento seguirá sua jornada para o Rio de Janeiro, onde será apresentada no mesmo Centro Cultural do Banco do Brasil, entre 22 de outubro e 2 de novembro. No entanto, ainda não há previsão de uma temporada em São Paulo. Inicialmente planejada para 2026, essa etapa do projeto depende da agenda de Moura, que está com a missão de promover seu novo filme, O Agente Secreto.

O filme, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para representar o Brasil na corrida pelo Oscar e é uma das grandes apostas para a premiação em categorias como melhor ator e melhor filme em língua não inglesa. Além do Oscar, o filme também busca reconhecimento no Globo de Ouro e há expectativa de uma indicação ao BAFTA, o Oscar britânico.

Conclusão

A volta de Wagner Moura ao teatro promete ser um marco não apenas para o ator, mas também para o cenário cultural brasileiro. Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo não é apenas uma montagem teatral, mas uma provocação sobre questões essenciais da nossa sociedade. A receptividade do público, evidenciada pela rápida venda de ingressos, reforça a importância da arte como meio de reflexão e transformação social.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes