Brasil, 24 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Carla Zambelli reclama de saúde na prisão e enfrenta processo de cassação

Deputada licenciada denuncia problemas de saúde e desmaios enquanto aguarda julgamento na Itália.

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) relatou nesta quarta-feira (24/9) problemas de saúde significativos durante sua reclusão na Itália. Em uma oitiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde depõe sobre um processo que pode culminar na perda de seu mandato por condenação criminal, Zambelli revelou ter desmaiado oito vezes desde que foi encarcerada.

Relato preocupante de saúde

No depoimento, a deputada contou com detalhes sobre seu estado físico, afirmando: “Se você me ver aqui, eu estou parecendo uma velha. Eu ando devagar, não consigo me levantar tão fácil. Eu tenho muita dor de cabeça, minha fibromialgia está muito alta.” Segundo Zambelli, sua condição de saúde pode ter se agravado devido à “decepção” e “perseguição” que tem enfrentado.

“Outro dia eu escutei de um médico aqui, que está aqui há 20 anos, que nunca viu uma detenta como ele já me viu, porque eu tive oito desmaios. Um dos desmaios eu tive na escada, fiquei machucada”, disse Zambelli, expressando a gravidade de sua situação.

A deputada participou da oitiva por videoconferência, na qual se apresentou como uma prisioneira angustiada e debilitada, aguardando o julgamento do pedido de extradição para o Brasil.

Emoção e controvérsias na CCJ

Durante sua declaração, Zambelli se emocionou ao compartilhar uma foto de seu filho, sublinhando o impacto pessoal e familiar da situação. Ela também fez acusações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmando que ele a persegue politicamente, tentando atingir sua família. “Ele quis atingir toda a minha família, não tem como não ser perseguição”, afirmou.

A parlamentar passou por um momento difícil recentemente, tendo sido condenada em agosto a 10 anos de prisão pelo STF por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) juntamente com o hacker Walter Delgatti Neto. Na ocasião, foi determinado também que Zambelli perdesse seu mandato parlamentar.

A defesa e seus argumentos

No decorrer do depoimento, Carla Zambelli negou que estivesse foragida e se declarou exilada, afirmando ter deixado o Brasil em maio deste ano, no período em que seu caso estava sob análise do STF. Essa postura foi parte de sua defesa no processo de cassação que agora tramita na CCJ da Câmara.

O processo, que está em fase de oitiva de testemunhas indicadas pela defesa, inclui depoimentos relevantes. O hacker Walter Delgatti Neto foi o primeiro a ser ouvido, e outras testemunhas que já depuseram levantaram questões sobre as ações de Moraes, que, segundo o ex-assessor Eduardo Tagliaferro, solicitava relatórios sobre as atividades nas redes sociais de Zambelli.

Caminho para a cassação

O caminho para a cassação do mandato de Zambelli passa por várias etapas, incluindo a análise e votação pelo plenário da Câmara, após a conclusão dos depoimentos na CCJ. É uma situação complexa em que as alegações de saúde e perseguições políticas se entrelaçam com questões éticas e legais.

A expectativa é que a CCJ finalize as audiências em breve, para que o caso siga para deliberação no plenário. As próximas semanas serão cruciais não apenas para Zambelli, mas também para todo o cenário político brasileiro, em que o tema da responsabilidade dos parlamentares frente à justiça continua em pauta.

Para acompanhar o depoimento de Zambelli e as movimentações do processo de cassação, o público pode assistir ao vivo através do link disponibilizado pela CCJ.

Assim, a expectativa é alta em relação ao desdobramento desse caso, que se torna cada vez mais emblemático em tempos de polarização política no Brasil.

Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes