Brasil, 23 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2025 começa nesta terça-feira

Contribuintes podem verificar o pagamento do quinto lote de restituição pelo site da Receita, com orientações e canais de atendimento disponíveis

A Receita Federal inicia nesta terça-feira (23) a liberação do quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Os contribuintes poderão consultar a situação da declaração e conferir se seus nomes estão na lista de pagamentos, acessando o site do órgão, pelo portal e-CAC.

Consulta simplificada e retificação de pendências

A página oficial oferece orientações detalhadas para os contribuintes verificarem seu status, com a possibilidade de realizar uma consulta tanto de forma simplificada quanto completa, por meio do extrato de processamento disponível no e-CAC. Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode realizar retificações para corrigir informações junto à Receita.

Segundo a Receita Federal, a ferramenta garante transparência e facilidade no acompanhamento do pagamento, que faz parte do calendário de restituições do Imposto de Renda.

Processo de consulta e canais de atendimento

O contribuinte pode acessar o tutorial detalhado no site do G1. A consulta também pode ser realizada via aplicativo da Receita Federal, disponível para download nas lojas digitais, ou pelo telefone, em caso de dúvidas ou necessidade de suporte na retificação de pendências.

Importância do acompanhamento do pagamento

Especialistas destacam que acompanhar o cronograma de restituição é fundamental para garantir o recebimento em tempo hábil, evitando atrasos ou problemas na liberação do valor. O pagamento do quinto lote, de acordo com o calendário divulgado, é uma etapa importante na conclusão do processamento do Imposto de Renda 2025.

Perspectivas futuras

Após o pagamento do quinto lote, a Receita Federal adiantou que a expectativa é que o restante dos valores seja liberado conforme o calendário oficial, encerrando o processamento deste exercício. Para evitar contratempos, os contribuintes devem manter suas informações atualizadas no sistema e acompanhar as comunicações oficiais.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes