Brasil, 22 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV alerta sobre dificuldades de identificar Deus na inteligência artificial

Papa Leo XIV destaca riscos da IA e o perigo de perda da humanidade na era digital, pedindo atenção da Igreja e da sociedade

O Papa Leo XIV afirmou, em sua primeira entrevista desde sua eleição, que será “muito difícil descobrir a presença de Deus” na inteligência artificial (IA). Ele revelou que recentemente recusou uma proposta para criar um avatar seu, alertando para o risco de a tecnologia desumanizar as relações e valorizar apenas interesses econômicos.

Perigo na digitalização e a perda da humanidade

Durante a entrevista concedida em 10 de julho na Villa Barberini, residência papal em Castel Gandolfo, e publicada no livro “Leo XIV: Cidadão do Mundo, Missionário do Século XXI”, o pontífice criticou a rápida evolução tecnológica. “A velocidade do avanço é preocupante,” afirmou, ressaltando que a Igreja precisa se posicionar diante desse cenário.

Ele destacou que, embora os avanços na medicina e outras áreas sejam positivos, existe o risco de criar “um mundo falso” e questionar “qual é a verdade?” ao fazê-lo. Além disso, expressou preocupação com as chamadas deepfakes, vídeos e áudios criados por IA que podem criar situações falsas com alta fidelidade.

Críticas à manipulação digital e ao impacto social

O Papa contou ter sido vítima de uma fake news criada por inteligência artificial, na qual um vídeo falso mostrava-o caindo de uma escada. “Em apenas três meses como papa, alguém criou um vídeo artificial de mim caindo de uma escada,” revelou, reforçando o desafio de combater as notícias falsas.

Ele também advertiu sobre a tendência de as pessoas acreditarem facilmente em informações enganosas, explicando que há uma busca por conspirações e notícias falsas, que podem ser muito destrutivas. “A tentação é que as pessoas de fato acreditem nelas,” afirmou.

Rejeição a avatares papais e preocupações éticas

Ao mencionar uma solicitação recente para criar uma versão artificial do próprio Papa, o pontífice foi categórico: “Não autorizaria isso.” Ele destacou que “se há alguém que não deve ser representado por um avatar, é o próprio papa.”

Perspectivas futuras e a responsabilidade da Igreja

Leo XIV afirmou que a Igreja não é contra os avanços tecnológicos, mas que o ritmo acelerado do desenvolvimento preocupa. “Precisamos refletir sobre o que estamos criando e quais valores queremos preservar,” concluiu, pedindo conscientização e diálogo entre fiéis e especialistas para evitar que a tecnologia substitua a presença de Deus na vida das pessoas.

Para mais informações, acesse a reportagem original na ACI Prensa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes