A revista France Football entrega, nesta segunda-feira, o prêmio de melhor jogador do mundo da última temporada. A cerimônia da Bola de Ouro de 2025 acontece às 16h (de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris. Entre os indicados, dois brasileiros brilham na categoria masculina: Vini Jr. e Raphinha. Além disso, o Brasil também estará representado na categoria feminina por Marta e Amanda Gutierres.
Critérios de avaliação da Bola de Ouro
O prêmio considera o desempenho dos jogadores na última temporada, que compreende o período de 1º de agosto de 2024 até 2 de agosto de 2025. Todas as competições internacionais contam para a avaliação dos jurados, exceto os Jogos Olímpicos de 2024, que foram contabilizados na edição anterior.
Segundo a France Football, entidade responsável pela entrega da Bola de Ouro, o prêmio é concedido com base em três critérios: 1°) o desempenho individual dos atletas, 2°) o desempenho coletivo e as conquistas das equipes e 3°) classe e fair play.
O processo de votação
A votação para determinar o melhor jogador do mundo conta com a participação de jornalistas dos 100 países mais bem posicionados no ranking da FIFA. Cada votante seleciona 10 jogadores em ordem decrescente de mérito, a partir de uma lista com 30 indicados. Os jogadores escolhidos recebem pontos de acordo com suas posições na lista: 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto. Em caso de empate, os atletas são separados pelo número de votos obtidos em primeiro lugar.
Onde assistir à Bola de Ouro 2025
A premiação da Bola de Ouro de 2025 será transmitida ao vivo pela TNT, em TV fechada, e pelo streaming da MAX, permitindo que os fãs do futebol possam acompanhar todas as emoções da cerimônia.
Jogadores indicados à Bola de Ouro 2025
A lista dos 30 indicados para a premiação é recheada de estrelas do futebol mundial. Além de Vini Jr. e Raphinha, os torcedores também encontram nomes como:
- Ousmane Dembélé (Paris Saint-Germain)
- Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Désiré Doué (Paris Saint-Germain)
- Denzel Dumfries (Inter de Milão)
- Serhou Guirassy (Borussia Dortmund)
- Erling Haaland (Manchester City)
- Viktor Gyökeres (Sporting)
- Achraf Hakimi (Paris Saint-Germain)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- Khvicha Kvaratskhelia (Paris Saint-Germain)
- Robert Lewandowski (Barcelona)
- Alexis Mac Allister (Liverpool)
- Lautaro Martinez (Inter de Milão)
- Scott McTominay (Napoli)
- Kylian Mbappé (Real Madrid)
- Nuno Mendes (Paris Saint-Germain)
- João Neves (Paris Saint-Germain)
- Pedri (Barcelona)
- Cole Palmer (Chelsea)
- Michael Olise (Bayern de Munique)
- Declan Rice (Arsenal)
- Fabian Ruiz (Paris Saint-Germain)
- Virgil Van Dijk (Liverpool)
- Mohamed Salah (Liverpool)
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
- Vitinha (Paris Saint-Germain)
- Lamine Yamal (Barcelona)
O evento promete reunir grandes emoções e celebrar as conquistas do futebol mundial, fazendo com que todos os olhos estejam voltados para Paris, onde a Bola de Ouro de 2025 será decidida.
Com a cerimônia se aproximando, a expectativa cresce em torno dos vencedores, especialmente para os representantes brasileiros que, independentemente do resultado, já garantiram seu lugar de destaque na história do esporte.