Brasil, 22 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Trump afirma que Rupert Murdoch quer investir no TikTok nos EUA

Presidente dos EUA sugere que Murdoch e Lachlan podem assumir o controle do TikTok, enquanto negociações continuam com a Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que o magnata da mídia Rupert Murdoch e seu filho Lachlan podem estar entre os investidores que irão assumir o controle do TikTok no país. A declaração acontece em meio às tentativas de Washington de remover a plataforma chinesa ByteDance das operações americanas por questões de segurança nacional.

Negociações em andamento e o papel de Murdoch no processo

Desde que retornou ao poder, Trump tem adiado repetidamente a implementação de uma eventual proibição do TikTok, buscando um possível acordo para a venda da plataforma aos investidores americanos. Segundo Trump, Murdoch estaria interessado em participar dessa operação, formando um consórcio de empresários considerados “patriotas”, que inclui o chefe da gigante de tecnologia Oracle, Larry Ellison, e o empresário Michael Dell.

Novos nomes na lista de investidores

Durante entrevista à Fox News, Trump revelou que Lachlan Murdoch, controlador da Fox News e da News Corp, também estaria envolvido na proposta. “Detesto dizer isso, mas um homem chamado Lachlan está envolvido”, afirmou o ex-presidente. “Acredito que Rupert Murdoch provavelmente fará parte do grupo, assim como algumas outras pessoas muito influentes”, acrescentou Trump.

Contexto familiar e controle do império de mídia Murdoch

No início deste mês, os filhos de Rupert Murdoch chegaram a um acordo judicial que consolidou a liderança de Lachlan na holding de mídia do pai. Murdoch, conhecido por construir um império conservador de mídia presente nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, permaneceu uma figura influente na estratégia empresarial da família.

Perspectivas futuras e possíveis acordos

Na semana passada, a Casa Branca comunicou que o conselho da nova empresa responsável pelo TikTok nos EUA seria dominado por cidadãos americanos. Ainda segundo autoridades, um acordo poderia ser assinado nos próximos dias, possibilitando uma transição de controle que atenderia às exigências de segurança nacional.

Segundo fontes oficiais, enquanto o processo de negociação avança, as análises continuam a indicar que a entrada de investidores americanos com origem em setores de mídia e tecnologia pode garantir maior segurança e controle do conteúdo na plataforma, além de evitar a proibição completa do TikTok no país.

Para mais detalhes, [clique aqui](https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2025/09/22/trump-afirma-que-o-magnata-rupert-murdoch-esta-interessado-em-investir-no-tiktok-nos-eua.ghtml).

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes