O “P” em um carro automático corresponde ao modo de estacionamento. Apesar de parecer óbvio, seu uso incorreto pode danificar a transmissão do veículo.
Como funciona o modo de estacionamento “P”
Segundo o site especializado Street Smart Transmission, ao colocar a alavanca na posição “P”, uma catraca impede que as rodas girem, bloqueando o carro completamente. Essa função evita que a potência do motor chegue aos pneus enquanto o veículo está parado.
Cuidados ao usar o “P”
Para proteger a transmissão, o botão “P” deve ser acionado somente quando o carro estiver completamente parado e antes de desligar o motor. É importante nunca usar o modo de estacionamento com o carro em movimento, pois isso pode causar danos graves à transmissão.
Uso correto do freio e do “P”
De acordo com a fabricante Ford México, estacionar com o “P” enquanto o veículo está em declive pode sobrecarregar a lingueta da transmissão, levando ao desgaste ou quebra. Assim, recomenda-se usar o freio de estacionamento também nesses casos e só acionar o “P” em terrenos planos.
Problemas observados em estacionamentos públicas
Relatórios de fiscalização, como os feitos pelo vereador na Praça Virgílio de Melo Franco, indicam que muitas vagas delimitadas para órgãos públicos e veículos de emergência estão sendo ocupadas por outros carros, muitas vezes sem controle. Em um trecho do Centro, uma equipe contabilizou 1.155 vagas usadas indevidamente, quando o limite permitido seria de apenas 469.
Além disso, há relatos de veículos estacionando em áreas proibidas, como em filas duplas, sobre a calçada ou em vagas destinadas a pessoas com deficiência e ambulâncias, mesmo com sinalização de proibido uso.
Prejuízos ocasionados pelo uso indevido
O uso irregular do modo de estacionamento também gera problemas na circulação e na ordem dos espaços públicos. Veículos estacionados de forma inadequada dificultam o fluxo de trânsito e prejudicam a acessibilidade na cidade.
Segundo a Street Smart Transmission, estacionar em declives apenas com o freio evita o risco de travar a alavanca de câmbio ou sobrecarregar a transmissão. Portanto, o procedimento correto é acionar o freio de estacionamento ao parar o carro em ladeiras.
Importância de usar o “P” com moderação
Especialistas alertam que o uso do “P” exige cuidados e atenção. Quando mal utilizado, o modo de estacionamento pode causar desgastes e prejuízos à transmissão, além de favorecer a ocupação irregular de espaços públicos.
Para mais informações, consulte o artigo completo no site do Globo.