Brasil, 20 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Marcas preferidas dos cariocas: 16 anos de pesquisa revelam mudanças no comportamento

Pesquisa anual mostra as marcas mais lembradas pelo público do Rio, refletindo preferência, respeito ao consumidor e sustentabilidade

A 16ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, realizada pelo GLOBO em parceria com a Troiano Branding, revela as empresas mais conectadas ao jeito de ser dos moradores da Região Metropolitana do Rio. O estudo analisa as preferências e percepções do público, destacando também os critérios que elevam algumas marcas ao status de símbolo de determinado produto ou serviço.

Como funciona a pesquisa e seus critérios

Na primeira fase, os entrevistados citam espontaneamente as marcas que vêm à mente ao pensar em uma categoria de produto. A partir dessas respostas, a pesquisa lista as dez mais lembradas, que compõem a segunda etapa do levantamento. Os participantes respondem a um questionário online, disponível neste link.

Para participar, qualquer pessoa da Região Metropolitana do Rio pode responder, ajudando a refletir o comportamento real dos consumidores locais. Além de identificar as marcas mais conhecidas, o estudo avalia aspectos como respeito ao consumidor, preocupação com o meio ambiente e a representatividade na cidade.

Atualizações e categorias presentes na edição de 2025

Com mais de 40 categorias de produtos, a pesquisa busca entender as mudanças no consumo e nas preferências do carioca ao longo dos anos. Segundo os organizadores, o levantamento também captura as transformações na relação do consumidor com marcas que se consolidaram como símbolos de confiança, inovação ou ligação cultural com a cidade.

Metodologia e tipos de reconhecimento

Após responder a perguntas básicas — como cidade de residência, idade e gênero —, o participante indica sua marca preferida em cada categoria, apenas pelo nome, sem referências visuais ou logotipos. Além das marcas favoritas, a pesquisa aponta aquelas que se destacam em áreas como respeito ao consumidor e sustentabilidade, refletindo o valor que a sociedade atribui às empresas.

Participação e impacto na pesquisa

O estudo é uma oportunidade para os moradores expressarem suas preferências e ajudam a construir um retrato atualizado da economia local. As mudanças nas marcas mais lembradas revelam também os movimentos de inovação e adaptação às demandas da sociedade.

A edição de 2025 promete continuar refletindo as transformações do perfil do consumidor carioca, que valoriza, cada vez mais, marcas alinhadas a princípios de responsabilidade social e ambiental. Os resultados finais serão publicados em breve, após a análise completa das respostas.

Veja também

Para saber mais sobre empresas que têm se destacado na região, acesse o artigo sobre a aprovação da compra da Wickbold pela Bimbo, que obriga a venda de Nutrella e Tá Pronto: Cade aprova compra da Wickbold pela Bimbo.

Quer participar da pesquisa Marcas dos Cariocas? Acesse o questionário online e ajude a definir os símbolos do consumidor carioca.

Fonte: O Globo

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes