Nesta semana, diversos anfitriões de programas de TV noturnos reagiram à suspensão de Jimmy Kimmel, após comentários polémicos sobre Charlie Kirk e Donald Trump, incluindo piadas que contestam a censura e a liberdade de expressão no país.
Reação dos comediantes famosos diante da suspensão de Kimmel
Jon Stewart retornou ao ar nesta quarta-feira no The Daily Show, brincando com a situação ao se referir ao episódio como a “nova sociedade controlada pelo governo”. “Aqui nos EUA, temos a Primeira Emenda, e ela protege nossas piadas, diferente de onde o humor é censurado,” disse Stewart, numa crítica explícita à decisão da Disney de suspender Kimmel.
Durante seu segmento “A Closer Look”, Seth Meyers também lamentou a situação, destacando a ameaça à liberdade de expressão. “Enquanto Trump volta do Reino Unido com protestos, aqui dentro tentam silenciar os comediantes que criticam o sistema”, comentou Meyers, também reforçando o seu respaldo ao colega suspenso.
Humor e resistência nas redes de outros apresentadores
Jimmy Fallon utilizou a sátira de forma mais irreverente, simulando uma intervenção com voz alterada que dizia mensagens excessivamente positivas, ironizando a tentativa de censura. Fallon afirmou, com humor, que “não irão mudar a sua programação”, mesmo diante do problema.
Por sua vez, Stephen Colbert, cujo programa está previsto para acabar em 2026, criticou duramente a decisão da ABC. Em vídeo recente, ele afirmou que “essa censura começa devagar, e uma hora surpreende a todos”, apoiando publicamente Kimmel e dando um toque de humor com a menção ao seu prêmio Emmy conquistado recentemente.
Reações de figuras veteranas e ameaças à liberdade de expressão
Ex-apresentadores como Conan O’Brien e David Letterman também se manifestaram. O’Brien postou em X que “a suspensão de Kimmel e a repressão aos apresentadores críticos à administração são uma afronta à democracia,” enquanto Letterman alertou contra o “governo controlando a mídia”.
Letterman destacou, ainda, que “fazer oposição não é crime, mas quem tenta silenciar opiniões está na contramão da liberdade.” Ele reforçou seu apoio aos colegas, criticando o “manipulador sistema de mídia” promovido por presidentes autoritários.
Expectativa para o próximo episódio de Last Week Tonight
John Oliver, mesmo sem pronunciamentos específicos até o momento, deve abordar o assunto na próxima edição do seu programa, prevista para sábado. A comunidade do humor promete continuar dando voz aos que contestam a censura, mantendo viva a tradição de críticas comediadas ao poder.
Como você avalia a resposta dos apresentadores de TV diante da suspensão de Kimmel? Compartilhe suas opiniões nos comentários.