A 69ª edição da Bola de Ouro acontece nesta segunda-feira (22), a partir das 15h (de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris. A tradicional premiação organizada pela revista France Football desde 1956 só não ocorreu em 2020 devido à pandemia da covid-19.
A revista francesa anunciou, há cerca de dois meses, a lista dos 30 finalistas pelo prêmio de melhor jogador do mundo. Nela estão presentes dois brasileiros: Raphinha ( Barcelona) e Vinicius Junior ( Real Madrid). O período de análise é entre agosto de 2024 a agosto de 2025. Portanto, o início desta temporada europeia vale somente para o ano que vem.
Favoritos a melhor do mundo
Dos 30 nomes, poucos têm reais chances de levar o prêmio. Os cinco verdadeiros favoritos tiveram seu desempenho potencializado pelo coletivo. Não à toa, terminaram a temporada europeia com ao menos o título do campeonato nacional. São eles:
Raphinha
O brasileiro viveu definitivamente a melhor fase da carreira. Grande destaque em números da grande temporada do Barcelona, que conquistou tudo menos a Champions League, com 35 gols e 22 assistências, terminou o torneio continental como artilheiro. Sua contribuição foi essencial para consolidar o clube catalão como um dos melhores da Europa nesta temporada.
Lamine Yamal
O nível apresentado pelo jovem Yamal, de 18 anos, fez com que ele se tornasse um dos grandes favoritos ao prêmio. Com um desempenho que vai além dos grandes números que têm, esteve junto com Raphinha nos títulos da equipe catalã. Yamal pode se tornar o mais novo a ser eleito melhor do mundo, uma vez que sua carreira está apenas começando e já apresenta um potencial impressionante.
Dembélé
Grande destaque em números da temporada histórica do PSG, o francês atendeu às expectativas sobre ele. A eterna jóia marcou 35 gols e deu 15 assistências e, aos 28 anos, fez história no clube de Paris, sendo o grande protagonista do título inédito da Champions League.
Vitinha
O volante está longe de ter as estatísticas dos concorrentes, com apenas 13 participações diretas para gol. No entanto, se destacou pelo papel fundamental “invisível” que teve no PSG. Grande organizador da equipe, Vitinha ainda tem um bônus a seu favor: foi importante no título de Portugal na Nations League, elevando seu status no cenário europeu.
Mohamed Salah
Salah teve um grande desafio na última temporada: teve de se reinventar após a saída de Klopp do Liverpool, e tirou de letra. O egípcio foi o grande destaque da equipe comandada por Arne Slot que conquistou a Premier League com propriedade. Ele finalizou a temporada com 29 gols e 18 assistências, igualando o recorde de participações diretas em gol da competição, consolidando-se como um dos melhores do mundo.
Brasileiro no topo?
A grande expectativa pelo possível prêmio de Raphinha tem um motivo especial: encerraria o jejum de 18 anos sem brasileiro eleito melhor do mundo. Além do último que conseguiu o feito, Kaká (2007), apenas outros três brasileiros têm este troféu na galeria: Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005). A possibilidade de ver um brasileiro novamente no centro das atenções globais é um motivo de celebração e expectativa para a torcida.
Lista dos 30 finalistas ao prêmio de melhor do mundo
- Alexis Mac Allister (Liverpool)
- Cole Palmer (Chelsea)
- Declan Rice (Arsenal)
- Dembélé (PSG)
- Denzel Dumfries (Inter de Milão)
- Désiré Doué (PSG)
- Fabian Ruiz (PSG)
- Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
- Gianluigi Donnarumma (PSG)
- Guirassy (Borussia Dortmund)
- Haaland (Manchester City)
- Hakimi (PSG)
- Harry Kane (Bayern de Munique)
- João Neves (PSG)
- Jude Bellingham (Real Madrid)
- Kvaratskhelia (PSG)
- Kylian Mbappé (Real Madrid)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Lautaro Martinez (Inter de Milão)
- Michael Olise (Bayern de Munique)
- Mohamed Salah (Liverpool)
- Nuno Mendes (PSG)
- Pedri (Barcelona)
- Raphinha (Barcelona)
- Robert Lewandowski (Barcelona)
- Scott Mctominay (Napoli)
- Van Dijk (Liverpool)
- Viktor Gyökeres (Sporting)
- Vini Jr. (Real Madrid)
- Vitinha (PSG)
Onde assistir à Bola de Ouro 2025
- Data: 22/09/2025
- Horário: a partir das 15h (de Brasília)
- Local: Theatre du Chatelet, Paris
- Onde assistir: TNT Sports (TV fechada e YouTube)