Brasil, 19 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Departamento de Justiça apaga estudo que mostra aumento da violência de direita nos EUA

Documentos desaparecem do site oficial do DOJ, revelando crescimento da violência de extremistas brancos e de direita.

Na última semana, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos supostamente removeu de seu site um estudo que indicava que a violência de extremistas brancos e de direita supera todas as outras formas de terrorismo interno no país. A pesquisa, intitulada “O que a pesquisa do NIJ nos diz sobre o terrorismo doméstico”, relatava um aumento dessa violência, com ataques de extremistas de direita ultrapassando outros tipos de terrorismo desde 1990.

Estudo que desapareceu revela crescimento da violência de direita

Dados arquivados indicam que “o extremismo violento, de caráter nacionalista e de supremacia branca, aumentou nos Estados Unidos” e que “o número de ataques de direita continua a superar todas as outras formas de terrorismo e violência doméstica”. Segundo o relatório, desde 1990, extremistas de direita cometeram mais homicídios motivados por ideologia do que grupos radicais de esquerda ou islâmicos, com 227 eventos que causaram mais de 520 mortes.

A pesquisa foi disponibilizada ao público em 12 de setembro, mas, apenas um dia depois, foi retirada do site oficial do Departamento de Justiça. Link arquivado aponta que o documento desapareceu até 13 de setembro, gerando questionamentos sobre a motivação por trás da exclusão.

Repercussões e acusações de tentativa de apagar a história

Este desaparecimento contraria declarações recentes do ex-presidente Donald Trump, que minimizou o problema da violência de extremistas de direita, atribuindo-a principalmente à esquerda. Alguns analistas criticaram duramente a manobra do governo, dizendo que a administração estaria editando a história para sustentar uma narrativa conveniente.

Um internauta comentou: “Estão editando os livros de história bem diante de nossos olhos”. Outra pessoa afirmou: “Essa administração vai deixar o país se autodestruir antes de admitir que seu próprio mundo está equivocado”.

Quem se beneficia ao esconder dados?

Analistas questionam: “Interessante como esse estudo desaparece enquanto vemos um aumento na violência de direita. Quem se beneficia de esconder esses dados?”

Resposta do governo e próximos passos

Ao ser questionado sobre o desaparecimento do estudo, um porta-voz do Departamento de Justiça respondeu, apenas, “Sem comentários”, conforme reportado pelo BuzzFeed. Especialistas e observadores, por sua vez, aguardam esclarecimentos sobre o motivo real por trás da retirada do documento.

Impactos na compreensão do cenário de violência nos EUA

A ausência dessas informações levanta suspeitas de uma tentativa de invisibilizar o crescimento da ameaça de extremismo de direita, ainda mais relevante num momento em que o país enfrenta um aumento preocupante de ataques motivados por ideologias supremacistas — um fenômeno que, segundo dados arquivados, causou mais mortes desde 1990 do que outros grupos extremistas.

Para ler o relatório completo arquivado, acesse aqui. Seus comentários são importantes: o que você acha de toda essa situação? Compartilhe sua opinião abaixo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes