Brasil, 19 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Apple integra WhatsApp ao app “Migrar para iOS” para facilitar transição no Brasil

Ação visa atrair usuários do Android ao incluir transferência automática de mensagens do WhatsApp no processo de mudança para iPhone

Com o lançamento do novo iPhone 17, a Apple anunciou a integração do WhatsApp ao seu aplicativo “Migrar para iOS” em todo o mundo, incluindo o Brasil, em uma estratégia para facilitar a transferência de dados e atrair consumidores que utilizam sistemas Android. A iniciativa é especialmente relevante no Brasil, onde o aplicativo de mensagens é um dos mais populares.

Facilidade na transferência de mensagens do WhatsApp para iPhone

Segundo Karen Rasmussen, vice-presidente de Varejo da Apple, a integração permitirá que os usuários transfiram suas mensagens do WhatsApp de forma automática ao migrar de Android para iPhone, um movimento que reforça o compromisso da empresa em facilitar a troca de ecossistemas. “Queremos facilitar a transição do ecossistema Android para Apple, principalmente para os novos clientes que estão chegando agora ao universo da Apple”, afirmou Rasmussen ao GLOBO.

Impacto da integração e contexto regulatório

Essa iniciativa ocorre num momento em que a União Europeia intensifica a pressão para aumentar a interoperabilidade entre os serviços de mensageria, como WhatsApp, iMessage e Messenger, por meio do Digital Markets Act (DMA). A regulamentação busca reduzir o poder das grandes plataformas, ampliar a concorrência e oferecer mais opções aos consumidores.

Interoperabilidade e concorrência no mercado

De acordo com Antônio Alves, professor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) da Uerj, a obrigatoriedade de garantir a interoperabilidade reforça a diminuição da dependência de um único serviço e estimula a concorrência no setor. “Europa está disposta a limitar o poder das big techs e garantir mais liberdade de escolha aos usuários”, destacou.

Investimentos da Apple no Brasil e inovação digital

Além da integração com o WhatsApp, a Apple está reforçando sua presença no Brasil, investindo no canal online e no atendimento por telefone. A marca possui duas lojas físicas no país, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, e planeja ampliar seus serviços digitais. Rasmussen destacou a importância do Brasil, mencionando que a primeira loja na América Latina foi aberta no Rio e que o objetivo é ampliar os serviços da Apple no mercado nacional.

Novidades nos sistemas e experiência do cliente

Na última segunda-feira, a Apple lançou o iOS 26, que trouxe novidades para os usuários de iPhones compatíveis, além de preparar o lançamento de sessões “Today at Apple” online, para oferecer dicas de fotografia, inteligência artificial e edição de vídeo. A executiva reforçou que essas ações visam proporcionar uma experiência mais personalizada e acessível, inclusive para clientes que optarem por compras online ou atendimento remoto.

Para conferir todas as novidades do iPhone 17 e do sistema iOS 26, acesse o site do GLOBO.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes