O Flamengo, maior campeão do basquete brasileiro, está em busca de recuperar seu prestígio no cenário nacional, após anos de domínio do seu rival Franca. A atual diretoria do clube promete uma grande reformulação para reconquistar o trono perdido. Para dar início a essa nova fase, a equipe se preparou intensamente para a Copa Intercontinental de Clubes da FIBA, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro em Singapura.
A Copa Intercontinental de Clubes da FIBA e a participação do Flamengo
A competição conta com a participação de seis equipes de diferentes continentes. A estreia do Flamengo ocorrerá nesta quinta-feira, 18 de setembro, contra o NBA G-League United, uma seleção de jogadores da liga de desenvolvimento da NBA. O jogo está agendado para às 6h, horário de Brasília, e será transmitido pela Flamengo TV no YouTube.
Os times estão divididos em dois grupos e disputarão duas partidas na fase de classificação. Os vencedores de cada grupo avançarão para a final, enquanto os segundos colocados lutarão pelo terceiro lugar e os terceiros brigam pela quinta posição na competição organizada pela FIBA.
Grupos da Copa Intercontinental
Grupo A
- AlAhli SC – Líbia
- Unicaja – Espanha (atual campeão)
- Utsunomiya Brex – Japão
Grupo B
- Flamengo – Brasil
- Illawarra Hawks – Austrália
- NBA G League United – Estados Unidos
Reformulação no elenco do Flamengo
Apesar de ter conquistado títulos importantes na última temporada, como o estadual, a Champions League Américas e o Super 8, o Flamengo se viu obrigado a promover mudanças significativas. Sem conquistar o troféu do NBB há quatro edições, a nova gestão do clube sentiu a necessidade de remodelar o elenco, focando nos planos de longo prazo do treinador argentino Sérgio Hernández, conhecido como Oveja.
Para essa temporada, Oveja recebeu seis novos reforços e viu a saída de cinco atletas, buscando moldar o time de acordo com sua filosofia de jogo. O elenco atual do Flamengo para a temporada inclui:
- Alexey Borges (Armador)
- Franco Baralle (Armador) – *chegado nesta temporada
- Shaq Johnson (Ala/armador)
- Alex Negrete (Ala/armador) – *chegado nesta temporada
- Daniel Onwenu (Ala/armador) – *chegado nesta temporada
- Gui Deodato (Ala/armador)
- Jhonatan Luz (Ala)
- Markeith Cummings (Ala) – *chegado nesta temporada
- Kayo Gonçalves (Ala/pivô)
- Ruan Miranda (Pivô)
- Wesley Castro (Pivô) – *chegado nesta temporada
- Eric Bunker (Pivô) – *chegado nesta temporada
Nem tudo são boas notícias, pois Oveja já enfrenta dores de cabeça com as lesões de peso de Franco Baralle, que se machucou de forma inusitada ao ser atropelado por uma moto enquanto se dirigia à sede do clube, e Ruan Miranda, que sofreu uma grave contusão durante um jogo da seleção brasileira. Para contornar as ausências, Eric Bunker foi contratado de forma emergencial.
Desafios à vista
Não basta ao Flamengo apenas enfrentar adversários fortes, a equipe precisa superar também os desfalques e a baixa rotação de jogadores, algo comum em pré-temporadas. Nos amistosos realizados antes da Copa Intercontinental, o Flamengo amargou duas derrotas, uma para o San Pablo Burgos e outra para o San Sebastian. Apesar dos contratempos, a equipe acredita no potencial de conquistar seu tricampeonato no torneio intercontinental.
Próximos jogos do Flamengo
Flamengo x NBA G-League United (EUA)
- Data: 18 de setembro de 2025
- Horário: 6h (de Brasília)
- Onde assistir: FlamengoTV, no YouTube
Com a determinação de voltar a ser o protagonista do basquete brasileiro, o Flamengo inicia uma nova fase cheia de desafios e esperanças. A torcida rubro-negra espera que a combinação de novos talentos e uma estratégia renovada tragam de volta as vitórias e os troféus que o clube merece.