Brasil, 17 de setembro de 2025
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X-59 da NASA promete revolucionar viagens transatlânticas com jato supersônico

Com design inovador, o X-59 busca tornar voos supersônicos silenciosos e viáveis, conectando Nova York a Londres em pouco mais de três horas

O futuro das viagens aéreas está próximo de uma grande transformação com o X-59, um jato supersônico desenvolvido pela NASA que promete conectar Londres e Nova York em pouco mais de três horas. Considerado a joia da missão Quesst, o avião está na fase final de testes e deve realizar seu voo inaugural, superando a velocidade do som.

Design inovador para voos mais silenciosos

O segredo do X-59 está em um design aerodinâmico avançado, com corpo cônico e asas longas e finas que dispersam ondas de choque, evitando o estrondo sônico. Segundo Lori Ozoroski, diretora do projeto, o ruído gerado será semelhante ao de uma porta de carro se fechando na distância, muito menor do que o estrondo ensurdecedor de aviões tradicionais.

“Realizamos estudos e a percepção é mais como a de uma porta de carro se fechando na casa de um vizinho”, explicou Ozoroski. Essa inovação é fundamental para a estratégia de permitir voos supersônicos sobre terra novamente, algo proibido nos Estados Unidos há mais de 50 anos.

Primeiros testes e avanços tecnológicos

Atualmente, o X-59 passa por rigorosos testes de segurança na Planta 42 da Força Aérea, onde engenheiros analisam detalhadamente seus sistemas. Um teste crucial ocorreu em 18 de agosto, na planta de Palmdale, Califórnia, envolvendo o uso de hidrazina, produto químico altamente corrosivo, utilizado como sistema de reserva para reiniciar o motor em voo.

Essas verificações garantiram a confiabilidade do sistema, parte de protocolos que visam possibilitar voos supersônicos silenciosos. Em julho, a aeronave realizou testes de baixa velocidade com sua propulsão própria, um marco importante para sua trajetória.

Perspectivas para o futuro da aviação

O objetivo do projeto é estabelecer limites de ruído ao invés de velocidade, o que abriria novas rotas comerciais e oportunidades no setor aéreo. A expectativa é que, se tudo correr bem, o X-59 permita reduzir a viagem entre Nova York e Londres para cerca de três horas e quarenta minutos, facilitando a conexão entre as duas cidades em uma nova era de viagens ultrarrápidas.

Segundo a NASA, o primeiro voo incluirá uma etapa de avaliação em baixa altitude, a aproximadamente 386 km/h, antes de avançar para velocidades maiores rumo à quebra da barreira do som. A equipe está planejando cada fase do processo, sempre priorizando a segurança.

Se o projeto alcançar o sucesso, poderá não apenas mudar o cenário da aviação civil, mas também consolidar o Brasil na vanguarda de tecnologias aeroespaciais, impulsionando avanços que reduzirão tempos de viagem e impactos ambientais.

Mais detalhes e atualizações podem ser acompanhados nesta matéria da Globo.

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