Brasil, 17 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Encontro “Laudato si’: Conversão e Compromisso” em Castel Gandolfo

Evento celebra dez anos da encíclica Laudato si' e discute missão ecológica da Igreja.

No próximo fim de semana (19 a 21/09), a cidade de Castel Gandolfo sediará o encontro “Laudato si’: Conversão e Compromisso”, promovido pela Seção para a Salvaguarda da Criação, da Pastoral Social do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE). O evento, que acontece durante o Tempo da Criação, é uma celebração dos dez anos da Encíclica Laudato si’, publicada pelo Papa Francisco.

A importância da Encíclica Laudato si’

Desde sua publicação, a Encíclica Laudato si’ tem sido um marco no relacionamento da Igreja Católica com questões ambientais e sociais. O documento aborda a necessidade urgente de cuidar da “casa comum” e destaca a interconexão entre o meio ambiente, a justiça social e a espiritualidade. No entanto, passados dez anos, o que mudou? Este encontro se propõe a reavaliar e propor novos compromissos para um futuro sustentável.

O que esperar do encontro

Durante os três dias de evento, bispos e diretores nacionais encarregados do cuidado com a criação irão se reunir para reflexões conjuntas, troca de ideias e discernimento pastoral sobre a missão ecológica e social da Igreja. Muitas organizações envolvidas em cuidados ambientais e sociais também farão parte do evento, incluindo Porticus, ELSiA (European Laudato si’ Alliance), JRS (Jesuit Refugee Service), Movimento Laudato si’, Caritas Europa e ECEN (European Christian Environmental Network).

Tempo da Criação e a mensagem do Papa

A saudação inicial do encontro será liderada pela irmã Alessandra Smerilli, secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Durante a recente inauguração do Borgo Laudato si’, também em Castel Gandolfo, a irmã reafirmou que a encíclica é mais do que um texto ecológico, classificado como uma encíclica social. O evento coincide com o Tempo da Criação, que se inicia em 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pela Criação, e termina em 4 de outubro, na festa de São Francisco de Assis.

A urgência da justiça ambiental

O Papa Leão XIV, durante o Dia Mundial de Oração pela Criação, enfatizou que a justiça ambiental não pode ser vista como um conceito abstrato. “É uma necessidade urgente”, afirmou ele, sublinhando que se trata de uma questão que vai além da proteção ambiental, envolvendo aspectos sociais, econômicos e humanos. Para os crentes, o cuidado com a criação é um dever decorrente da fé, já que “o universo reflete o rosto de Jesus Cristo”.

Conclusão: a responsabilidade da Igreja

O encontro “Laudato si’: Conversão e Compromisso” em Castel Gandolfo será uma oportunidade fundamental para a Igreja Católica refletir sobre a sua missão ecológica nos dias atuais. Ao reunir e debater a respeito dos desafios e responsabilidades em relação ao meio ambiente, a Igreja pretende reforçar seu papel e compromisso com a justiça social e a proteção da criação. É um momento de integração entre fé e ação, onde a espiritualidade deve levar a práticas concretas em favor da nossa “casa comum”.

Assim, as discussões que surgem neste encontro poderão não apenas iluminar os caminhos que a Igreja deve seguir, mas também inspirar os fiéis e a sociedade civil a se unirem em torno de um propósito que transcende religiões e ideologias: cuidar e preservar o nosso planeta. Nesta era de mudanças climáticas extremas, não podemos mais deixar que a justiça ambiental seja relegada a um segundo plano.

O evento culminará em ações concretas e compromissos renovados, promovendo uma visão unificada sobre a importância de cuidar da Terra e de todos que nela habitam. Somente com um compromisso sério e coletivo conseguiremos construir um futuro mais sustentável e justo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes