Milagre na recuperação de jovem vítima de tiroteio na escola católica
Menos de três semanas após o tiroteio na Annunciation Catholic School, em Minnesota, que matou duas crianças e feriu 21, a família de Sophia Forchas, de 12 anos, celebra uma recuperação considerada “milagrosa”, após grave ferimento na cabeça.
O estado de Sophia após o ataque
Quando Sophia chegou ao hospital com uma ferida de bala na cabeça, os médicos alertaram seus pais, Tom e Amy Forchas, de que ela poderia não sobreviver. “Os médicos nos disseram que ela estava à beira da morte”, declararam os pais em nota oficial. “Naquele momento obscuro, a resposta do mundo foi cheia de fé, oração e esperança.”
Desde o incidente, a condição de Sophia tem mudado a cada momento, e a mobilização de orações e apoio global impulsionou sua recuperação. Uma página no GoFundMe, criada por Michelle Erickson, arrecadou mais de US$ 1 milhão para cobrir tratamentos e apoio psicológico à jovem e sua família.
Contato e apoio espiritual
A mãe de Sophia, que é enfermeira de cuidados críticos pediátricos, havia chegado ao trabalho sem saber que seu próprio filho e a filha tinham sido atacados na escola, segundo relato na página de arrecadação. A família relatou ter recebido mensagens de orações de pessoas de diversos lugares, de Atenas a Minneapolis, pelas redes sociais e em oração silenciosa.
Esperança renovada na saúde de Sophia
Na semana passada, sinais de resiliência apareceram, e o próprio médico de Sophia descreveu sua evolução como “miraculosa”. Os familiares afirmam que ela “está lutando com força, não apenas por si mesma, mas por todos que lhe enviam orações”.
“Agradecemos por todo o amor, orações e apoio mundial. O caminho é difícil, mas ela está enfrentando com determinação feraz”, disseram os pais. “Ela é uma guerreira e está vencendo!”
Momento de luto e esperança para a comunidade
Após a tragédia, a comunidade realizou uma celebração de homenagem às duas crianças que perderam a vida, Harper Moyski, de 10 anos, e Fletcher Merkel, de 8, além de prestar apoio aos feridos. Os pais de Harper descrevem sua filha como uma “luz” que transmitia alegria e imaginação, ressaltando o valor de expressar vulnerabilidade e amor em momentos difíceis.
Harper também deixou uma mensagem de esperança: “Ela não precisava ser forte sozinha, porque o amor nos sustenta.” Os familiares afirmam estar “tristes e destruídos, mas não perdidos”, com o amor apoiando seu caminhar.
Medidas de reconstrução e reconsagração na escola
Para superar o trauma, a escola Annunciation retornará às atividades com horários modificados, além de reforço na segurança e suporte psicológico. A igreja onde ocorreu o tiroteio passará por um rito de reconsecação, uma tradição católica de purificação que envolve orações, bênçãos com água sagrada e penitência, segundo o arcebispo local.
O padre Matthew Crane explicou que o ritual visa “purificar e reparar” o espaço sagrado, promovendo uma sensação de paz e cura para a comunidade. “Participar de uma cerimônia dessas ajuda o sentimento de pertencimento, de que estamos novamente em um lar de Deus”, afirmou.
Por meio dessas ações, a Diocese busca oferecer conforto e esperança às famílias e à congregação afetadas pela tragédia.
Para mais detalhes e atualizações, acesse esta reportagem.