O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a noite em um hospital de Brasília após ser levado por uma crise de soluços e vômitos. Segundo informações do filho dele, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a equipe médica recomendou que o ex-presidente ficasse sob observação e realizasse exames durante a madrugada. Durante esse período, ele deve seguir uma dieta líquida, além de um monitoramento da pressão arterial.
Internação e quadro clínico
A internação ocorreu nesta terça-feira, e de acordo com Flávio, “Os médicos orientaram a internação nessa noite. O diafragma dele travou, ficou dez segundos sem reação, sem respiração, o que o fez expelir um vômito a jato. A Michelle (Bolsonaro) o colocou no carro e trouxe”. Quando a família decidiu levá-lo ao hospital, Bolsonaro apresentava também um quadro de pressão baixa.
O senador também destacou que o ex-presidente estava acompanhado por policias que monitoram sua residência, onde ele cumpre prisão domiciliar, e pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O ex-presidente foi levado ao Hospital DF Star, onde receberia uma avaliação clínica, juntamente com medidas terapêuticas e exames complementares.
A equipe médica se pronuncia
Claudio Birolini, chefe da equipe médica que acompanha Bolsonaro, emitiu uma nota informando que a decisão de conduzí-lo ao hospital foi tomada em virtude do quadro de mal-estar do ex-presidente, que inclui a queda da pressão arterial e vômitos. Ele afirmou que assim que houver uma definição clara do quadro clínico, novas informações seriam repassadas para a população.
Birolini ressaltou a importância da avaliação clínica e das medidas tomadas para a recuperação de Bolsonaro. “Solicitei que fosse encaminhado ao Hospital DF Star para avaliação clínica, medidas terapêuticas e exames complementares”, afirmou.
Histórico recente de saúde
Esta não é a primeira vez que Bolsonaro enfrenta problemas de saúde nos últimos dias. No domingo anterior, ele também esteve no hospital, logo após ser condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe e outros crimes. Na ocasião, ele havia deixado a prisão domiciliar para realizar exames e procedimentos médicos.
O boletim médico divulgado após essa alta indicou que o ex-presidente apresentava um quadro de anemia e a tomografia revelou imagem residual de uma pneumonia recente. Esses problemas de saúde têm gerado preocupação tanto entre os seus apoiadores quanto na esfera política em geral.
Expectativas sobre a recuperação
Com a internação e os cuidados médicos, a expectativa agora recai sobre a recuperação do ex-presidente. A população brasileira e seus familiares aguardam novas informações sobre o estado de saúde de Bolsonaro, enquanto ele permanece sob monitoramento e tratamentos necessários.
Como o ex-presidente continua a ser uma figura central na política brasileira, seu bem-estar será observado por muitos, à medida que novas atualizações se tornam disponíveis. O processo de recuperação não apenas afetará sua saúde, mas também sua potencial participação em assuntos políticos no futuro próximo.
Ao longo de sua carreira, Bolsonaro já enfrentou várias crises de saúde, mas enfrentou estes desafios com resiliência, e seus seguidores continuam otimizando por sua rápida recuperação desta recente hospitalização.
Novas informações sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro devem ser aguardadas até que a equipe médica forneça um boletim atualizado, o que deverá acontecer nas próximas horas.