A Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua de Teresina, por meio da ABESPA e em parceria com o SENAC, conclui nesta terça-feira (16), às 9h, na sede do instituto, mais um ciclo de aprendizagem gratuita voltado para moradores em situação de rua e dependentes químicos, com a entrega de 50 certificados de conclusão do curso de Informática Básica. Voltada à garantia de direitos, reinserção social e superação da situação de rua como moradia, a instituição oferece, ao longo do ano, diferentes formações, como costura básica, barbearia, fabricação de chinelos, adesivação de canecas e artesanato.
A Associação Beneficente São Paulo Apóstolo (ABESPA) presta assistência a pessoas em situação de rua, com dependência química, privadas de liberdade, egressas do sistema prisional, imigrantes e refugiados, além de acolher frequentadores das unidades CAPS AD, CAPS II e CAPS III.
Histórias de Superação:
Francisco Wagner Evangelista – Ex-morador de rua e ex-dependente químico. Durante a pandemia, passou pela Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua de Teresina e, com os ensinamentos recebidos e o trabalho religioso, hoje é casado e atua como pastor.
Antônio Cigano – Viveu em situação de rua por 28 anos, grande parte deles na Praça da Bandeira. Não possuía documentos nem certidão de nascimento. Com a ajuda da associação, conseguiu, aos 60 anos, deixar a condição de indigente e, após a emissão dos documentos, obteve o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente, possui uma moradia e continua frequentando a pastoral para acompanhamento e alimentação.
Com informações da Ascom